Projetos que limitam taxa cobrada por Uber e 99 de motoristas têm...

Projetos que limitam taxa cobrada por Uber e 99 de motoristas têm parecer contrário em comissão da Câmara

143
Compartilhar
taxa uber 99

Dois Projetos de Lei que limitam a 10% ou 15% do valor da corrida realizada a taxa cobrada dos motoristas pelas empresas de aplicativos de transporte individual, como Uber, 99 e Cabify, tiveram parecer contrário do relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.

“Essa remuneração (a taxa cobrada dos motoristas pelas empresas de aplicativos) compreende os custos com o desenvolvimento e manutenção da tecnologia utilizada no aplicativo, com campanhas publicitárias, entre outros custos operacionais, bem como, legitimamente, o lucro dessas empresas. Assim, não há como o Estado interferir nessa relação comercial notadamente privada”, argumenta o relator, deputado federal Lucas Gonzales (Novo-MG), em parecer apresentado na Comissão no fim de maio.

Já o deputado Igor Timo (Pode-MG), autor do Projeto de Lei 448/19, que limita a 10% taxa cobrada pelas empresas de aplicativos dos motoristas, defende que plataformas como o Uber, 99 e Cabify, não podem praticar taxas “exploratórias” dos motoristas parceiros.

Publicidade

Ele ressalta ainda que os aplicativos de transporte têm sido uma saída buscada pelos brasileiros para enfrentar a crise econômica, marcada por desemprego e queda de renda.

“Espoliação”

Autor do Projeto de Lei 2.255/2019, que limita a taxa das empresas a 15%, o deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE), argumenta que os aplicativos têm ficado com até 40% do valor das corridas e que as margens das empresas são “uma verdadeira espoliação”.

Publicidade

“Essas multinacionais não se importam com os seus ‘parceiros’, os motoristas, e muitos deles prestam o serviço e acabam tendo prejuízo devido a todos os custos que a atividade envolve; como manutenção do veículo e combustível, mas pela falta de emprego no país, mesmo assim, se submetem a tal atividade”, argumenta o parlamentar, na Justificativa da proposta.

Para ele, “os custos de manutenção das plataformas de aplicativos são muito baixos, pois se trata de uma intermediação automatizada pelo próprio software fornecido aos motoristas”.

Limitação das taxas das empresas afetaria liberdade de oferta e de escolha, avalia relator

Já o relator que se manifestou contra os projetos que limitam a taxa cobrada dos motoristas por empresas de aplicativos de transporte na Comissão de Viação e Transportes da Câmara avaliou que: “a interferência estatal proposta inviabilizaria toda a liberdade de oferta de serviços e, consequentemente, a liberdade de escolha por parte do usuário”.

As propostas continuam em tramitação e devem passar também pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhar

Comentários

143 Comentários

  1. Memorizem o nome desses políticos que são favoráveis a essa exploração de brasileiros. Motoristas de aplicativos em todo o Brasil representam milhares e mais milhares de famílias, memorizem o nome desses políticos e nunca mais votem neles e façam bastante propaganda negativa para que nunca mais sejam eleitos. Essas plataformas são milionárias não é justo a porcentagem praticada no nosso país, brasileiros não são escravos.

  2. Por isso quando a viagem é boa eu cancelo e faço por fora uber e 99 que se foda bando de aproveitadores! E asim vou levando 2 anos na rotina de mim quase eles não veem nada!

  3. Graças a Deus eu saí dessa vida de aplicativo…. Isso é um trabalho miserável! Entrei em janeiro desse ano devido a ter ficado desempregado e só vi essa saída na ocasião. Assim que comecei a rodar eu senti na pele o quão sofrido é este tipo de serviço! Estragam o nosso carro… Temos que no mínimo rodar umas 12h por dia para ter algum tipo de lucro irrisório. Os aplicativos só escutam o lado do passageiro, e esse se for um mal caráter, pode acabar com a renda ou o banimento daquele motorista massacrado… Eu já estava começando a entrar em depressão! Mas graças a Deus consegui sair desse serviço do capeta.
    Só posso desejar força a todos que estão nessa lida… Confiem em Deus que sua hora vai chegar.

  4. Temos que exigir benefícios como: isenção do IPVA, juros mais baixos na compra ou troca do carro e ajudar das empresas na manutenção dos carros, pois até AGORA benefícios só pra governos e empresas de aplicativos

  5. Esses apps diminuiram pelo menos 100 mil desempregados no pais, tambem reduziram o assalto a taxi em mais de 30% em algumas cidades varias familias ainda existem por conta desses aplicativos, se as tarifas taxas e etc… continuarem altas tera cada vez menos motoristas até que se extingue todos. Não se trata de bla bla bla e sim da sobrevivencia de uma grande empresa no país, remoer passado e dizer esses ditados tanto quanto ignorante so mostra que você é um merda duro que não sabe oque fala seu filho da puta

  6. Eu sou motorista, mas não caiam nessa de que querem ajudar os motoristas e dininuir o valor da empresa. Isso ai é alguem ligado a taxistas, pq se fizerem isso a uber por exemplo não teria lucro e fecharia e quem se daria bem ? Os taxistas. Alem disso é o livre comercio o governo se metendo as empresas perdem o interesse d investir, a primeiro momento até parece esta do nosso lado mas a verdade é que não estão. Procure ver se o relator nao tem ligaçao c taxistas.

  7. As empresas de aplicativos, já pagaram seus investimentos daqui para frente só lucros, aja visto que está pelo mundo todo. Uma porcentagem de 15% para cada viagem cobrada do motorista, acho justo, pois a UBER, 99, e outras, são virtuais e nós motoristas, estamos ao vivo e trafegando no dia a dia o trânsito infernal das capitais, eles aproveitam está situação, por causa do desemprego altíssimo em nosso País.

  8. Infelizmente para uns sorrir outros tem que chorar, somos escravos usados, não é sustentável, políticos safados

  9. As propostas estão erradas, não deve-se limitar as taxas dos apps e sim ganho maior e mínimo para motoristas para sermos capaz de manter o carro com ganho digno., assim continua a concorrência dos apps.

  10. David , trabalhei quase 2 anos nos aplicativos UBER é POP , por fim tive que vender o carro para pagar pela manutenção do carro e multas acumuladas
    Vejam senhores ,eu estava pagando para transportar é ainda tratar bem meus passageiro com água gelada e balinhas . Estou fora desta exploracao .

  11. Deveria ao menos haver um campo no app onde o motorista colocasse a quantidade de passageiros que irá embarcar ao chegar no local antes do início do corrida, assim os apps, automaticamente, mudaria o valor da viagem o menos 50% a mais por passageiro acompanhante,1passageiro mais 25% e assim por diante, chegaria a ganhar 2x o valor da corrida, e ainda assim seria vantajoso pro usuário

  12. Somos brasileiros, trabalhadores , em Fortaleza, Caucaia só queremos ter melhores taxas dos aplicativos 15% e justo..

  13. Quero ver os motoristas de Uber e 99 pobre se fuderem.kkkkkkkk. Acharam que o taxista ganhavam muito? Vão se fuder na mão dos aplicativos. Bando de escravos, mortos de fome.kkkkkkkkkk

    • Seu MERDA!!! Vc é EX taxista pq a Uber já te fodeu! Kkkkk bem feito! Odeio taxistas e o péssimo serviço prestado por vcs! Que morram. Obs. Não sou motorista de APP! Sou passageiro

  14. Se você recebe por km rodado e por tempo, não importa o valor da viagem, você receberá sempre o valor do km +tempo.

  15. Uber que tem ser regulamentado.
    Vários motoristas e passageiros são excluídos definitivamente do sistema ou sofrem restrições.
    Eu por exemplo só posso viajar como passageiro usando cartão de crédito.
    Não posso viajar na opção: – pagar com dinheiro.
    Fica até difícil controlar isso porque tem tem um órgão regulador.
    Cancelei meu cadastro!!!

  16. Meus amigos entendo a insatisfação de todos, sou motorista de aplicativo também, mas não é aumentando a tarifa que vai melhorar os parlamentares tem que fazer é os apps abaixarem a porcentagem deles aí ficaria bom pra todos, quantos parceiros a uber tem hoje imaginem aí todos pagando 25%, se os parceiros pagarem 5% com a quantidade de parceiro que tem ainda é dinheiro pro aplicativo não falir nunca.

  17. Pessoal boa noite já temos um projeto que foi implanto na zona oeste de São Paulo que roda só em comunidade.
    Eu já tenho App e pretendo iniciar uma cooperativa com motorista de App ( Flextour) os parceiros pagam uma taxa fixa de 1 reais por corrida abaixo de 10 reais, 2 reais para corridas entre 10 e 15 reais, 3 reais entre 15 e 20 reais.
    4 reais para corridas entre 20 e 30 reais.
    Agora se o motorista cancelar por mais de 2 vezes no dia, será cobrada uma taxa de 5 reais.
    Independente de distância ou tempo, e ainda irá contar a cada 300 viagens alinhamento gratis e a cada 500 viagens, bônus de 5 viagens off de taxa

  18. Concordo temos muitos gastos e a exigências por parte da plataforma e os usuários são de mais como lavar carro todos os dias se pagamos absurdos para lavar e manter limpo nossos veículos para ganharmos pouco

  19. quando o uber chegou todo mundo chamava o taxista de ladrão que cobrava caro agora o preço é justo não entendo porquestra vcs reclamam tanto barato no e a onda do momentô de aumentar todo mundo volta para o táxi tem e que baixar mais

  20. O problema é q a concorrência faz baixar preço e melhoria no ATENDIMENTO ao público q por muito tempo ñ tinha opção e agora os aplicativos estão fazendo a diferença, inclusive tem taxista usando o plano B ou seja optando por aplicativos. Com relação a porcentagem cobrada deve ser negociada ñ adianta reclamar e ñ lutar pelos direitos. VAMOS A LUTA.

  21. Sr Samuel…O Sr. Deve ter a mente muito fechada e só pensa em se…Será um favor não ter você como passageiro, POIS pessoas negativas e miseráveis contamina e estraga o dia de qualquer pessoa Boa que tá aí prestando serviços de excelência via aplicativos. A população neste país chamado BRASIL…. Certamente tu deve ter táxi pra ter essa mentalidade retrógrada….Sucatear bens alheios parece que te dá satisfação..cuidado tudo que fazemos retorna a nos de uma forma ou outra.

  22. A taxa ficando entre 10% para UBER estaria de bom tamanho… Aumentaria a tarifa para o passageiro em 5 % com certeza iria melhorar a situação para os motorisras, pois a taxa de 25% chega ser muito alta.

    • Bom dia!!! Aqui no Brasil tudo que viabiliza o trabalhador nunca será favorecido… Agora que favorece os espertos sim… Nós não temos favorecimento na compra de veículos, não temos favorecimento de cooperativas ou sindicatos… Eh sem sombra de dúvidas prestamos um serviço de superior qualidade ao consumidor… Mais educação, mais qualidade eh conforto nós veículos, mais integridade, além de sermos mais dignos… Tendo visto o que escutamos dos passageiros… Eh por fim vamos ver se ao menos esse relator tenha vergonha na cara eh se retrate…

  23. Tomara que a proposta passe, com isto empresas de app vão cobrar a diferença dos usuários !
    Sou a favor de vcs motoristas parceiros receberem valores justos por seu árduo trabalho !!!
    Kkkk…minha cara de preocupado !!!

  24. Blablabla….conversas mto parecidas com as dos taxistas qdo da reclamação da concorrência desleal ,da quantidade abusiva de veículos e valores cobrados etc .
    Chego a conclusão que cabe bem o ditado “pimenta no cu dos outros e refresco “

    • Deveria ao menos haver um campo no app onde o motorista colocasse a quantidade de passageiros que irá embarcar ao chegar no local antes do início do corrida, assim os apps, automaticamente, mudaria o valor da viagem o menos 50% a mais por passageiro acompanhante,1passageiro mais 25% e assim por diante, chegaria a ganhar 2x o valor da corrida, e ainda assim seria vantajoso pro usuário

  25. Quando as empresas de táxi cobravam um absurdo dos motoristas em média (35%), o estado não interferia
    …um peso duas medidas…

  26. Os taxistas estão com dor de corno!Eram livres,leves e soltos para explorarem os usuários e prestarem um péssimo serviço.Taxi nunca mais!

  27. Vivemos num país de pessoas ignorantes em sua grande maioria, os passageiros querem pagar pouco em tudo, não se importando com os custos do prestador de serviço isso não só no transporte, só que isso empobrece as pessoas, e de um jeito ou outro retorna nas pessoas seja em qualquer área que ela atua, país bom é aquele que todos estão bem , trata-se do giro comercial

  28. pos e aqui em campos rj ta na mesma taxa minima da uber e 6.75 tem que baixa pos esta muito alta a manuteçao de carro e muito grande

  29. Trabalho escravo,com a ajuda do povo roubam os motoristas,o mesmo povo que são contra a corrupção.julgam seus políticos ladrões mas quando podem viram bandidos TB,

  30. Somos explorados por empresas internacionais devido a sermos o povo que se sente bem por ter sempre alguém sendo prejudicado para que ele se de bem não vendo que ele passageiro hoje será o motorista de amanhã

  31. Bom, sei que realmente as.viagens são bem baratas, porém esse foi um dos motivos que a população aderiram a uber e deixaram de andar de táxi. Eu sou um motorista de app e não me considero miserável, pois e de viagem de 6, 7ou 8 reais que faço minha meta semanal. Em emprego nenhum eu vou ganhar 5 mil por mês e não trabalho a semana toda. Muito menos nessa crise que estamos passando. Em fim, sei que poderia ser melhor, porém tenho que agradecer pois é daqui que tiro meu ganha pão.

  32. Bom dia…também sou motorista de aplicativo…e fica claro que cada vez mais moramos em uma terra de ninguém, administrado por corruptos, pessoas mal educadas e sem índole nenhuma, bom nos motorista temos de nos unir a começar e selecionar melhor as pessoas que colocamos dentro do veículo, carregar 4 pessoas para ganhar R$ 6,00 reais já e complicado, imagina quando saem e deixam seu lixo dentro do carro. Mas o desconto em algumas vezes e bem maior que 40%, e se não conseguem limitar o desconto, devem limitar o valor de cobrança, pois passa a ser extorsão…quando a Uber veio ao Brasil, ela descontava 25% do valor da corrida e hoje cobra o que quer e a 99 está indo pelo mesmo caminho e já que o desconto tem sido tão abusivo e justo cobrar destas operadoras de aplicativos que paguem o nosso INSS, nos ofereçam um seguro contra perdas e danos, terceiros e morte acidental, pois o nosso querido presidente assinou a obrigação de sermos contribuintes do INSS, (mais um imposto), mas não consegue cobrar os 500 bilhões que as empresas devem aos cofres públicos e ainda quer reforma da previdência e prejudicar ainda mais a população. As empresas cada vez são mais beneficiadas com trabalho escravo…quero ver qual e o político que tem coragem de cobrar destas empresas compromissos trabalhistas com os motoristas…e podem acreditar, os que se pareceram contrário a esta situação, ou são taxista, empresários ou aqueles que se beneficiam dos projetos destas empresas e pior, ainda tem coragem de baixar os aplicativos e usar de nossos serviços…se não ele a família… então motorista, sejam mais coerente ao pegar uma viagem, selecione melhor os passageiros, principalmente os chatos, que enchem de mensagens ou que já entram no carro falando que está com pressa, viagens curtas, etc. Se vamos continuar a ganhar pouco, que sejam viagens com pessoas agradáveis. O que deveríamos pedir ajuda e que tivesse uma padrão de informação e postura, como por exemplo, o aplicativo fornecer o local de destino, a quantidade de pessoas ( neste caso, viagens menor de 3 km pagar no mínimo R$ 2,50 por pessoa), cobrar taxa nos cancelamento de corridas, cobrar taxa de bagagens (somos obrigados a ficar parados quando o passageiro tem bagagens e as vezes em local perigosos sem contar que muitas vezes querem nossa ajuda e perdemos mais tempo com a corrida) .

  33. Porque os aplicativos não passa saber quantas pessoas vão embarcar se for uma seria um vir se for mais pessoas esse valor seria alterado de acordo com a quantidade de passageiros não seria uma boa opção

  34. Eles podem fazer a briga de .melhor oferta entre eles no teo de até 12% eu acho justo não mais que isso se a99 der 8% e aí ver 10% em determinadas corridas não passando dos 12 % e justo acredito eu

  35. Aqui no CEARÁ em Caucaia e Fortaleza gás gnv 3.69 e etanol 3.59 estamos sendo roubados com um dos mais caros do país estrada cheia de buracos e corrida até de 4.75 pela pop a melhor e URBAN 6.50 temos q lutar por melhores taxas para nós motorista de aplicativo

  36. Gente muito simples e nao votar nesse infeliz que acha que escravisar as pessoas e legal gravem o nome da figura tchau pra ele vamos usar o nosso poder fora esse deputado que e contra o trabalhador

  37. Parabéns senhores parlamentares! Agora os senhores estão provando a imparcialidade , não pensaram nos taxistas agora não estão pensando nos motorista de app . Sou taxistas a 15 anos e sei o que é manter um veículo em condições de trabalho, ganhando dinheiro agora pensa sem ganhar? teria motivo pra rir pelos próximos 30 anos se eu viver ,mas como não me alegro com a frustração dos outros .sou solidário aos motoristas de apps. “aceita que dói menos” Uber ,99 e outros são vida , liberdade de escolha .viva a ferrada do trabalhador.

  38. A uber só faz o que quer com os motoristas pq vcs permitem e a situação de cada um permite que isso ocorra vcs tem uma força que nem vcs conhecem por exemplo se pararem por uma semana o serviço eles rapidinho baixam as taxas pois sem vcs eles não ganharão dinheiro pois são vcs que geram renda pra essas empresas uma outra forma de ficar melhor ainda pra vcs é faze5 tanto uber como 99 dar o carro celular e combustível e vcs só entrar em com a mão de obra ou seja somente dirigir e por CLT aí sim Vale a pena pra todos pq o que estão fazendo com vcs é pura escravidão esse é o caminho

  39. Se vcs motoristas de apps pararem por uma semana somente em busca de menores taxas aí sim vcs conseguem taxas menores pois trabalhando com essas taxas a conta nunca fecha

  40. Muito engraçado está manifestação imposta pelos motoristas de Apps, quando se cogita para impor regras e leis ao serviço, imediatamente todos dizem que o governo não possui autoridade para interferir, pois é um serviço privado, agora para interesses próprios, pedem socorro ao Estado.
    Chega a ser uma piada.

  41. Sou motorista de app a 1 ano e meio. E vou dizer qual o meu sonho. Sonho que o Brasil venha a ter emprego pra todos com salários no mínimo razoáveia e que todo esse pessoal que anda desses apps, venham solicitar seus transporteszinhos baratos e ai os app deêm a seguinte mensagem. “NÃO HÁ CARROS DISPONÍVEIS”. Ou quando consigam, esteja com aquela dinâmica de noite de ano novo. E ai, todo mundo vai ir pro ponto de ônibus, ficar em pézinho lá esperando por meia hora no mínimo, e quando vier aquele ônibus cheio e vão ter que pagar aquela passagem 5 reais (por pessoa), e lembrabdo como era bom quando tinha os apps. Uber quebrando, 99 junto, todas elas se fudendo. Ai os taxistas voltam a ganhar suas viajens superfaturadas, as pessoas pegam suas bicicletinhas e ai todos aqueles que não valorizam o trbalho e o suor dos motoristas vão martelar suas mentes pensando que poderiam sim pagar um valor melhor para que os motoristas pudessem continuar trabalhando e vivendo. E não vivendo pra trabalhar. A realidade é que hoje, o motorista de app vive pra trabalhar, não tem tempo pra mais nada.

  42. Acho pouco os aplicativos cobrarem esses percentual deveria ser 50 por cento vocês urubus tem que trabalhar de graça . E não esquecer a balinhas

  43. O estado atua na regulamentação da tarifas dos transportes públicos, estabelecendo preços dos ônibus, táxis etc…porque seria diferente com os de aplicativos? Se fizermos as contas considerando todos os gastos ao final a margem se resume a 30% das corridas, ou seja, a cada cem reais, vc ganha 30, não considerados os riscos eminentes à função, multas, acidentes, assaltos…enfim muito pouco o retorno. Mas infelizmente vivemos num país que é o um dos mais perversos do mundo, considerando as forças de seus donos.

  44. Esse é mais um político safado que foi eleito para defender o povo e só faz o contrário, como tantos outros, o que deve ser feito é achar o nome dele e começar a jogar nas redes sociais como inimigo do povo para quê nas próximas eleições ele não seja eleito, porque até os passageiros acham que além da passagem se barata a taxa cobrada principalmente pela Uber é muito alta (abusiva), mas cabe também a nós quantos motoristas de aplicativos começar a boicotar essas empresas que exploram.

  45. O cara abre a boca pra dizer que o serviço de aplicativos é melhor que o dos taxi, Nunca foi e nunca será, a diferença é que vcs trabalham de graça e isso contribuem para população

  46. Cada um tem o serviço que merece. Eu peguei um Prisma zero em fevereiro do ano passado para melhor atender os clientes e de lá para cá só estão diminuindo o valor da corrida por causa da competição entre UBER e POP e cobrando de 35 a 45% o valor da corrida. Amanhã vou comprar um Celta 2011, colocar o kit gás no porta malas ee trabalhar porque se não reconhecem nosso trabalho de forma digna vão ter carroças para oferecer aos clientes.

  47. Temos de acabar com o lob dessas empresas que injetam dinheiro em políticos para serem favorecidas em qualquer ação contrária ao que elas defedem, eles viram advogados de defesa delas.
    Ex. VALE, BCOS…

  48. E ainda tem otario que oferece água, balinhas e internet. No meu carro tem na disso. Mas vou parar de trabalhar.

  49. Só não vê e não percebe quem não quer !! Aplicativos milionários, ganham muito sem ter despesas com manutenção de carro sem gastar com combustível sem pagar multa e com depreciação do carro !! Acorda povo

  50. Valor de corridas com valor abaixo do ponto de equilíbrio;
    Taxas altíssimas;
    Gasolina nas alturas;
    Manutenção do carro;
    Seguro, licenciamento, pneus (pois rodam demais), depreciação do carro, multas, etc…
    Pergunto: Como os motoristas sobrevivem?
    Sobram algumas moedinhas?
    Dá pra trocar o carro a cada 2 anos?
    Acho que não!
    Lembrem-se: Não existe almoço grátis. Alguém sempre vai pagar a conta.
    E, neste caso, quem está pagando são os motoristas “parceiros”.

  51. Ah esse cara q esta contra , deve ser um desses políticos safados !!! Guardar bem o
    Nome dele e nas próximas eleições fora . Com certeza ta levando uma grana ai

  52. Como todos no Brasil se vendem por qualquer preço o relator não deixa dúvidas que se vendeu para os apps.
    Nós estamos cada dia mais e mais a mercê desses quadrilheiros.
    Vergonha de ser brasileira.
    Uber as vezes leva até 50% da viagem

  53. Eu já acho k deveriam baixar mais a tarifa..pq os motoristas de app estão ganhando bem…uma tarifa ainda mais baratas faria k tivessem ainda mais corridas…e no final iam ganhar muito mais ….em relacao as taxas acho justo pois as empresas tem custo alto com tecnologia…

  54. É evidente que as empresas de app.. Os tem nos bolsos.
    As app. Uber e 99 estão acima do certo nesse país.. Nada que venham a beneficiar nos motoristas passará por esses políticos.. Claro que o relator recebe o dele pra defender as app. Brasilllllll.

  55. Absurdo um político apoiar uma empresa multinacional, no mínimo o cachê foi grande egoísta só pensa em si mesmo dananisse o próximo também não é ele que está prestando serviços 12 horas as vezes até mais transportado pessoas num preço cada vez menor e cada vez mais difícil dirigir no Brasil de tanta multa que o Contran aplicá não poderia rever esse conceito está de parabéns colocar a lei que precisa contribuir com o INSS mais dar suporte pra nois o pobre brasileiro nem pensar.

  56. Manda esse deputado largar as tetas dos nossos impostos e o salário absurdo que ele ganha prá não fazer nada e comprar um carro e trabalhar 14 horas por dia nos apps de transporte de passageiros eu duvido que em um mês de ele tenha a mesma opinião esse vagabundo corrupto

  57. Infelizmente existem muitas pessoas miseráveis que só pensam no próprio bolso, anda em um carro novo confortável, e quer pagar R$ 2,00 se possível, não se importa se os outros estão comendo. Essa PL tinha que ser aprovado porque com essa aprovação os App teriam que aumentar para ganhar mais.

  58. Ainda tem quem defenda essa exploração ao motorista,aos ignorantes de plantão..que fique bem claro que ninguém trabalha em aplicativo por que gosta ou porque acha legal…cada um tem sua necessidade pessoal e tem que continuar brigando pelos seus direitos sim…porque pela vontade de todos …cada ser humano seria rico p/não ter que ficar esquentando cabeça com essa burguesia

  59. SR. DEP. FEDERAL. LUCAS GONZALEZ (MG). O SR. Deveria com esse discurso contra os motoristas de aplicativo colocar em questão os nossos gastos com : manutenção/ combustivel/ INTERNET.
    Defender quem vem no BRASIL compra defesa é mole .
    Cuidado deputado às eleições vem aí!!!!

  60. Um abuso isso q está acontecendo, antes era 25 porcento, agora chega a 45 porcento isso é um absurdo, mais eu não tenho escolha no momento por isso continuo escravo desses aplicativo, acho que 15 porcento sério o justo. Espero q aprove mais acho quase impossível isso, mais tô na torcida …. Brasileiro não desiste nunca…

  61. Ele não ver que 10% ou 15% em cima de milhões de parceiros de transporte por aplicativos tem um lucro BILIONÁRIO. Matemática simples… 15% x Cada corrida (média de 10,00 cada) 1,50. Logo 1,50 x Qntd de motorista (Uber, 99, etc) 1.000.000 = 1.500.000,00 (hum milhao e meio) isso num cálculo rápido desprezando o total de corridas feita ao dia que geralmente é uma média de 23 a 35 corridas dependendo da pessoa.

    Eh muito dinheiro. Pergunto nao tem como se manter não? Diariamente ter um lucro de 1.5 milhões….

    Esse Político eh um nojento.

  62. Os motoristas de aplicativos são todos preguiçosos só querem facilidades e tudo na mão porque vocês não se organizam e criam a própria plataforma ai deixam de pagar os 25% , acham que deputado e senador vão fazer média com pobre , vão esperando sentados porque em pé vocês se cansam.

  63. Bom realmente precisamos fazer algunha coisa pois esse relator está está sendo comprado .mesmo
    E precisamos precionar eles pra aprovar essa lei.

  64. E aí galera dos aplicativos, agora sim justiça seja feita. Vcs vão ter que comer na mão dos donos de app, na vdd são iguais frota só que particular.
    Ninguém tem saco roxo para mexer com eles.
    ISSO É BRASIL !!!

  65. Acho um absurdo a taxa que é cobrada pela uber, tem viagem que é cobrado até 45%, não vale a pena, você acaba com seu carro, gasta combustível, que é muito caro, e em determinadas viagens, você paga pra trabalhar para uber ou para 99.

  66. Parabéns para vcs escravos dos apps vcs ficaram rindonda cara dos taxistas quando acabaram com clientes deles agora estão reclamando pq descobriram que é caro manter o carro e ainda pagar suas contas de casa…enquanto os passageiros estao pouco se lixando para vcs …..me perdoem srs e sras mas bem feito pra vcs pois daqui a pouco a uber e outros vao colocar varios transportes autonomos ( sem motorista) e vcs nao terao mais carros somente uma sucata com rodas….. brasileiro é burro entram pobres na uber e quando saem continuam pobres e se duvidar com mais dividas….

  67. Sou motorista da Uber e acho um absurdo o que cobram sobre nossas corridas , exigem carros novos que custam de R$ 50000,00 até 68000,00 como é o meu caso , tenho que estar com o carro limpo , lavagem , gasolina caríssima e depreciação do veículo.
    Tem que abaixar as taxas urgente , se não este serviço de transporte por aplicativo não dará certo.

  68. Vivemos num País de políticos corruptos e safados, más, os culpados somos nós mesmos que não fazemos nada e tudo fica por isso mesmo, pais de Cordeiros e gente miseráveis que não se abala para conquistar os seus objetivos. Eu tenho vergonha de ser Brasileiro.

  69. acho que quem não está satisfeito deveria sair não reclamar acho que a tarifa da uber e justa o cliente e dele ele deveria cobrar até mais dos motorista que são parceiros uma boa parceria teria que ser meio a meio e jisto e o preço das corridas está ótimo eu uso direto a uber atualmente o sérvio da deixando a dezeijar não tem mais água nem bala e a qualidade caiu antes de vocês reclamarem deveriam melhorar a qualidade do servido e fornecer para a população um servido de qualidade e barato quem acha que tá ruim saia vá trabalhar em outra profissão

  70. Infelizmente, esses pobres metido a rico (passageiros) ,, não sabem e nem imaginam como é trabalhar quase q de graça para estes malditos aplicativos , Srs. Passageiros deem mais valor a quem leva vcs para seu destino, q não é fácil aguentar pobre metido a rico , pagar uma viagem mínima no valor bixo e ainda quer arzinho balinha etc. Passageiros tomem vergonha na cara e se quiser dar uma de rico , tomem a iniciativa é se tiver condições, comprem seu carros , é parem de pagar de riquinho com os bens dos outros isto é ridículo. Eu particularmente tb sou motorista de App e não uso como passageiro, pq eu tenho meu carro ,e não preciso ficar dando uma de metido.

  71. Só complementando sobre a atitude do Deputado Relator da Comissão, teremos novas eleições futuramente e com certeza esse Deputado vai perder muitos votos e quiçá não consiga uma cadeira no Parlamento, tendo em vista que não defende os interesses da População que procura uma maneira para sobreviver financeiramente de forma justa e honesta.

  72. Meus amigos, um dia iremos ter algo melhor pra sustentar nossas famílias, e esse choro nosso, será o choro deles, querendo que a gente volte.

  73. acho que trabalha quem quer o aplicativo que tem o passageiro ele teria que cobrar até mais pela tecnologia os motorista acetato se quiser a população pahá o preço que a uber cobrá e preço justo quem não estiver satisfeito sai e vai trabalhar em outro lugar eu só ando de uber deixo até meu carro em casa vale a pena

  74. Boa noite parceiros , aqui em São Paulo o modesto vereador Adilson Amadeu está querendo acabar com os aplicativos e até colocou o valor da multa de 5.100,00 mais o menos isso . Temos que colocar alguém na política pra ajudar nós.

  75. Se o Governo Federal e municipal impôs deveres para os motoristas/parceiros de aplicativos, como por exemplo pagar contribuição previdenciária como obrigação, entre outras obrigações, o mesmo Governo deveria respeitar os direitos dos motoristas e cobrar das empresas de aplicativos que aplicassem descontos de 10 a 15 porcento no faturamento dos mesmos e não aceitar que os motoristas/parceiros sejam explorados com descontos abusivos, com certeza esse relator que deu o parecer contrário com relação a uma melhor remuneração dos Profissionais que tanto melhoram a mobilidade Urbana, trabalham muito e arriscam suas vidas
    como já foi comentado deve ter participação ou ser dono de ponto de táxi ou estar recebendo algo por fora para barrar a melhora da categoria.

  76. Inaceitável o que os aplicativos fazem com os motoristas.
    Pagam uma bagatela aos motoristas,mal da pra pagar uma prestação mensal ,o que sobra de dinheiro no final do mês, nao paga nem a manutenção do carro,deveriam aumentar o valor da passagem para o passageiro e assim da um repasse maior para os motoristas .

  77. Tem q baixar mesmo,é uma vergonha o motorista se deslocar por 4km ou mais pra fazer uma corrida de 5 reais.Os apps não sabem quanto custa o litro da gasolina e a manutenção do carro pra deixar ele em condições de transportar os passageiros em segurança.Hoje os apps estão ótimos para os passageiros q pagam menos q a passagem de ônibus e para os apps q chegam a cobrar 40% do valor da corrida de nós motoristas.Virou uma esculhambação igual ao nosso País

  78. Gente, ao invés de se preocupar com o que a empresa lucra, eu me preocupo com meu ganho, simples assim. Eu calculo ao final do dia o faturamento por Km rodado, analiso os prós e contras, por isso Evito ao máximo rodar pelo “juntos” pq conseguiu miserabilizar o que já era barato e meu faturamento cai. Simples assim, qqr coisa eu paro com essa atividade.

  79. Sou motorista app ha um ano e meio, sei usar a planilha do Excel, planilho diariamente minhas taxas e na média, mesmo havendo corridas com taxa de 40%, nunca deu mais que 17% diários uma pela outra. O problema é que quando aparece uma corrida de 40% o cara reclama, mas quando a taxa é de 1% ele fica na dele ou nem percebe, creio que muitos dos motoristas que reclamam não sabem nem planilhas custos. Meus amigos, a partir do momento em que você coloca uma carro no app, proprio ou alugado, você passa a ter que administrar uma empresa, os aplicativos são nossos fornecedores e os passageiros nosso clientes. Se não aprendermos a administrar receita, custos e lucro final é melhor mudarmos de ramo, essa é a verdade. Obs: não tenho exclusividade com nenhum app, uso que está pagando melhor no horário em que estou rodando, analiso as dinâmicas, as quantidades de chamadas e os desafios (extra) que cada app oferece naquele momento.
    P.s O negócio nasceu pra todos mais nem todos nasceram para o negócio.
    Boa sorte a todos !!!

  80. Esse relator só pode estar levando uma grana por fora, hj é impossível sobreviver com aplicativos , combustíveis e manutenção dos veículos em alta a todo momento.

  81. Cada um tem o serviço que merece, se no começo a UBER descontava 25% em qualquer corrida e agora pode chegar a 50% e por causa da concorrência tem diminuído o valor da corrida pequena para 5,00 por causa da 99 POP estão guerreando nos preços e lascando com os motoristas que tem que andar 2km em média para buscar o cliente, você acha que vou deixar meu PRISMA 2018 para receber esta merreca? Cada um tem o carro que merece, vão pagar pouco vão ter carroça, vou colocar um Celta e que se dane o cliente.

  82. Para aprovar o projeto na Câmara o presidente da Uber veio ao Brasil e despejou um caminhão de dinheiro, lembram?
    Agora a situação e a mesma, ou vocês acham que não?
    Os aplicativos só pensam neles, os passageiros e motoristas só servem para sustenta-los.

    • O senhor matou a charada! Motorista de apps desculpa a sinceridade e salvo alguns são idiotas em aceitar a situação, Uber,99, não tem valor algum se não tiver motorista logado correto? VCS têm que organizar um protesto a nível nacional e estabelecer uma taxa de 10, 12% prá que VCS voltem a logar e trabalhar. VCS têm muito mais força prá decidir essa questão do que esses políticos corruptos que temos aqui. Obs… seria justo também aumentar os valores das viagens!

    • Com certeza. A Uber lucrou em 2018 somente no Brasil a quantia de 2,3 BILHÕES. Então dar 3 milhões pra esse relator, é uma esmola pra Uber.

    • Nesse caso só o Motorista, pois o aplicativo, seja ele qual for, não perde nada, pois não tem despesas trabalhistas e nenhuma ajuda em despesas com o veículo usado. É muito fácil colocar alguns funcionários sentados na mesa para atender telefones, enquanto tem milhares de escravos do tempo moderno lhe dando dinheiro e os aplicativos só vendo os cifrões aumentando. Ou você acha que o Motorista de transporte está rindo para você com alegria, ele não quer levar poucas estrelas. O passageiro deveria ter vergonha de pagar esses valores, pois quando o carro para, o Motorista, na maioria das vezes não tem dinheiro para a manutenção. Sou Taxista é sei a dificuldade que é custear as despesas de um carro.

  83. Se continuar como está o aplicativo NÃO se sustenta. Porque NÃO vai haver mais motoristas .
    Hoje com essas taxas baixíssimas os apps estão concorrendo com os ÔNIBUS e NÃO mais com os taxis.
    4 pessoas dentro de um carro e pagar R$6.00.
    E tem muita gente que reclama.

  84. Acho que deveriam aprovar,sim pois os motoristas são quases escravos ,bom é para população q não tá nem aí p motorista isso q é a vdd

  85. Quando os app compra estes políticos contra os taxista aí está tudo certo mas quando os app compra estes mesmo políticos contra os próprios motorista deles aí está errado isto e pra vcs verem que todos só pensa no próprio umbigo bem vindo aí mundo de transporte individual de passageiros ,e aproveita que vcs tem a população ao favor de vcs ou a própria população está a favor dos app porque eles cobra muito barato e quem paga a diferença e vcs motorista de app, porque todos só pensa no próprio umbigo.hoje com o tempo que vcs já existe dá pra ver que não dá pra trabalhar barato quem 1uer andar em carro individual que paga o preço e pronto.

    • Seu cu que esta certo ,sou taxista e vcs ten que se fuder mesmo,aqui se faz aqui se paga acabaram com nossa profissão, agora qualquer merda transporta um passageiro por uns míseros trocados ,vcs cavaram sua própria sepultura, e digo mais todos os dias entram uma porrada de carro na plataforma de vcs 5 mil parceiros por mês em media, daqui a alguns anos ninguém ganha dinheiro nessa merda e fora o caos no trânsito, isso que dá a pirataria sem fiscalização e controle ,tem que se fuder mesmo!!

  86. Agora querem mandar na taxa cobrada pelas empresas? Ninguém é obrigado a trabalhar na Uber ou outra plataforma, está cheio de obra precisando de servente por aí.

    • Vai você trabalha na obra de construção civil. Você deve ser um desses passageiros qua o motorista faz o impossível e da agua balinhas e pr fim avaliam o motorista com uma Estrela por isso que não dou mais agua e nem balas

    • Concordo, assim também como não devem ficar querendo redução de impostos tributário ou redução no percentual de IR e INSS, o brigando por segurança, saúde e educação…afinal está cheio de países neste mundo que tem política diferenciada. E quanto arrecadam de impostos das empresas de aplicativos??? Será que arrecadam, pois são mais de 500 bilhões que a soma de algumas empresas devem aos cofres públicos

    • Porque vce não vai em tão taxista , estão rindo agora
      Mas os carros sem motorista já estão aí e já em teste ok. O que precisamos e que o país cresça pra gerar emprego não mão de obra caro amigo taxista .

      Agora acabando os motorista e o que os aplicativos que juntos motorista de táxi e ônibus vamos dá as mãos
      Tirar uns aos outros não vai resolver o que vai e a união táxi motorista de app e ônibus se não todos vamos fica sem trabalho fica a dica e entra na internet e veja os testes que estão sendo realizado pra fala merda

  87. Eles têm que entender que pegamos passageiros na porta de embarque, deixamos no local indicado e pagam taxa mínima de 6:30, é quando ao 4 passageiros o valor é o menos e ainda gozam da cara dos motoristas, nossa que michariria nos pagamos, 4 pessoas 6;30, pesa o carro, exigem ar condicionados, se nao tem balinhas ainda te avaliam mau, isso é o Brasil

    • Passo por isso todos os dias ,6.20 valor muito baixo tinha que ser no mínimo 10 Reais . entro em comunidade todos os dias arrisco minha vida lotam a mala do carro com compras +4 passageiros valor 6,20 querem balinha e ar condicionado o carro arrasta em quebra mola em comunidade arriscamos nossas vidas e no final 6,20. absurdo temos que fazer uma paralisação urgente pela melhoria . infelizmente tem pessoas que acham que estão no céu que é tudo maravilhoso .por esse tipo de pessoas continuamos como escravos sendo explorados.

    • Por isso que não dou vez a passageiro, não tem balinha, não carrego compras e também não saio de carro pra ajudar jovens, só senhoras e senhores quando não são marrentos.

  88. Olhem seu motorista da Uber aqui onde moro Goiânia a corridas de 4.20 com até 3km de distância também vc corre até 10km no final seu ganho e de 12 reais isso e um abisurdo muito barato ainda leva até 4 pessoas sai mais barato que coletivo andar de uber.agente trabalha porque precisa mesmo mas está ficando humilhante

  89. Vivemos em um país que os políticos e a maioria das grandes empresas se aproveitam do trabalhador para se dar bem, o pobre só fica com o trabalho. O meu consolo é que um dia esses sanguessugas vão ter que acertar contas com Deus que é justo e aí vão pagar caro pelas injustiças que fizeram.

  90. Verdade, nós motoristas estamos ficando com o prejuízo
    A uber tirava só 25% no começo, agora varia de 35% a 45%. calculando por distancia e tempo.
    Entrou o 99 E começaram com uma guerra de preços E o nosso valor começou a baixar.

    • Infelizmente uma empresa privada cobra o preço que quer e passa pra o motorista a taxa que quer. Se A prefeitura não pode impor uma taxa ou um valor de km e min TB n deveria impor cursos e regulamentação de ano do carro etc.

  91. Queria ver se este cara aí que foi eleito também por moristas de aplicativos deu um tapa na cara dos sofredores de MG mas 2022 tá chegando ai chega a nossa vez de bater aí o coro vai comer SR relator

  92. Esse cidadão deve estar ganhando um percentual, porque ele deveria ficar do lado do trabalhador, não do explorador!!!!

  93. Eu trabalho no aplicativo a três anos nunca teve aumento
    Mais as dispensas só aumenta é uma vergonha esse nosso país esse esse relato deve tá ganhando dinheiro pra falar isso tenho vergonha desce país!!

  94. Manutenção gasolina multas e alimentação o motorista proprietário de veículo fica sem nada e uber bilionária esses político não vê isso só favorece as empresas

    • Sou motorista da Uber .
      Tenho outro trabalho.
      Esse aplicativo rouba muito o motorista
      E ganhamos pouco
      Daqui a 5 anos tem uma frota de Carro acabado na cidade que vai dá medo .eu fora.

    • Sou motorista de app insatisfeito.estou rodando ainda por motivo da situação em que vive o País.A realidade é que esses políticos não estão se preocupando nem com o Brasil quanto mais com os motoristas de app.”Politicos vergonha do Brasil.”

    • O criador da lei que limita a taxa é um astro, porque, na verdade a gente motorista não temos praticamente lucro nenhum, manutenção com o veículo, combustível caro, e sem contar com a falta de segurança. Somos exposto ao perigo todos os dias que saímos para trabalhar.

Faça seu comentário

Mais notíciasHoróscopo do Dia | Previsões de hoje (15/06) para o seu signo
Mais notíciasProjeto exige banheiro químico para pessoas com deficiência em eventos