Início Cidades Fundadora da Associação Camila, em Osasco, é homenageada na Câmara Municipal

Fundadora da Associação Camila, em Osasco, é homenageada na Câmara Municipal

0
elsa e gilma rossafa associação camila osasco(1)
Vereadora Elsa Oliveira e Gilma Rossafa / Foto: Ricardo Migliorini CMO

A assistente social e fundadora da Associação Camila, Gilma Rossafa, recebeu uma homenagem durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Osasco. Ela recebeu uma Moção de Reconhecimento, de autoria da vereadora Elsa Oliveira (Podemos) pela história de superação e trabalho desenvolvido na cidade.

publicidade

O documento, aprovado por unanimidade em plenário, reconhece Gilma como uma mulher que superou um momento de muita dor e se posicionou como “agente de transformação” na região do bairro Jardim Conceição. “Gilma teve a filha envolvida em um episódio de violência e, quarenta dias depois, bem no Dia das Mães, a Camila não resistiu e veio a falecer”, recordou a vereadora Elsa, ao falar sobre o contexto que motivou a criação da Associação que leva o nome da filha da homenageada.

A morte de Camila aconteceu no dia 12 de maio de 1997 e, desde então, Gilma começou a luta para encontrar paz. “Anos depois, ela transforma essa dor em luta e funda a Associação Camila”, completou Elsa Oliveira.

publicidade

A associação atua na defesa dos direitos sociais e pela promoção da cultura de paz, por meio do atendimento a crianças, adultos e idosos, em ações articuladas com a assistência social, escolas e Conselho Tutelar.

associação camila osasco
Serviço de convivência para idosos é uma das atividades oferecidas pela Associação à comunidade / Foto: Reprodução Instagram

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) enfatizou o trabalho de Gilma na Secretaria de Saúde. “Na Saúde, essa mulher mandou muito bem e foi bem na época em que trabalhamos juntas. Ela fez um grande trabalho em prevenção com as mulheres, crianças e idosos como diretora e deu exemplo de gestão”, disse.

O vereador Josias da Juco (PSD) enfatizou a importância do trabalho de Gilma e de instituições como a Associação Camila na formação de jovens. Ele citou o caráter preventivo das ações da Associação, em contraponto à tragédia ocorrida na última segunda-feira (27), quando um aluno de 13 anos matou uma professora a facadas e feriu outras pessoas em uma escola estadual, na Vila Sônia, em São Paulo.

publicidade