Início Cidades Morador da Vila dos Remédios é reconhecido como Cidadão Osasquense

Morador da Vila dos Remédios é reconhecido como Cidadão Osasquense

0
amílcar cidadão osasquense
Amílcar Ramos da Luz é reconhecido como Cidadão Osasquense / Foto: Ricardo Migliorini

O comerciante português radicado na Vila dos Remédios Amílcar Ramos da Luz recebeu o Título de Cidadão Osasquense, na Câmara Municipal de Osasco, na noite desta segunda-feira (22). Nascido em 1934 no município de Moimenta da Beira, Portugal, veio para o Brasil em 1952, para morar com os tios.

publicidade

Hoje, aos 88 anos, Amílcar pode dizer que construiu uma história cheia de conquistas na Vila dos Remédios. Fez amigos, construiu uma família e mostrou que o sobrenome “Luz” não é só coincidência. Ele foi proprietário da tradicional lanchonete Nossa Sra. de Fátima.

A homenagem foi aprovada durante a legislatura passada da Câmara de Osasco. O autor foi o então vereador Tinha Di Ferreira, que não escondeu a admiração que tem pelo amigo e companheiro do Real Madrid da Vila dos Remédios, clube no qual Amílcar foi presidente durante muitos anos.

publicidade

“Todo mundo parava na lanchonete do Amílcar para comer o bauru e tomar o suco de abacate. De madrugada era parada obrigatória para todo mundo. Foi lá que eu comi o primeiro pedaço de pizza da minha vida. Eu tinha 11 ou 12 anos. O Amílcar fez muita coisa na Vila dos Remédios, mas muita coisa mesmo”, ressaltou Tinha Di Ferreira.

O ex-vereador revelou ainda que Amílcar deixou de ir para Portugal com a esposa Helena para poder comprar um terreno para o Real Madrid. “Ele demorou um pouco para contar essa história para a esposa”, confessou Tinha Di Ferreira, ao expressar a dimensão de Amílcar na história do bairro. “Eu nunca tive dúvidas que Amílcar merecia esse título, ele é mais que um amigo, ele é uma pessoa enorme”, justificou Tinha..

“Ajudou a construir o bairro”

Alice Ramos da Luz, filha de Amílcar, não escondeu a emoção ao falar do pai. “Sempre presente e atuante na Vila dos Remédios, a gente sentia falta dele em casa de tanto que ele ajudou a construir o bairro. Ele passou algumas palavras que leva na vida e ajudou a nos formar na honra, honestidade, perseverança”, declarou.

publicidade

Após falar sobre os 60 anos vividos por Amílcar na Vila dos Remédios, Alice disse ao pai que tem muito orgulho dele e agradeceu ao ex-vereador Tinha Di Ferreira pela homenagem. “Ele merece muito esse Título”, finalizou Alice.

Agora Cidadão Osasquense, Amílcar Ramos da Luz estava emocionado e disse que não esperava viver esse momento. “Sou grato a Deus por esse momento e ao meu amigo Tinha Di Ferreira, que me concedeu essa honra. Muito obrigado a todos! Eu amo esse país demais. E amo muito Osasco!”, declarou o homenageado.

O cantor Samuel Macedo prestou uma homenagem a Amílcar, cantando a canção “No Dia em que Eu Saí de Casa”, de Zezé Di Camargo e Luciano. “Cantar essa canção para o Sr. Amílcar é muito importante”, justificou Macedo.

publicidade