Início Cidades Moradores do entorno questionam projeto Nova Raposo Tavares

Moradores do entorno questionam projeto Nova Raposo Tavares

2
cotia aerea raposo tavares (1)
Foto: Vagner Santos

Moradores das cidades ao longo da Raposo Tavares estão se mobilizando contra o projeto Nova Raposo Tavares, do governo do estado de São Paulo, que prevê a concessão da rodovia e diversas intervenções, como instalação de pórticos de pedágio, construção de túneis, viadutos e alargamento de pistas (leia aqui). Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, representantes de 77 entidades lançaram um manifesto intitulado “Nova Raposo, não!” pedindo a reabertura das consultas públicas sobre o projeto.

publicidade

Os moradores temem impactos ambientais, como a remoção de árvores centenárias, e de mobilidade urbana, com a possibilidade de aumento dos congestionamentos em áreas residenciais. Eles também criticam a falta de estudos técnicos detalhados sobre os efeitos das obras e de participação efetiva da população no processo.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirma que o projeto está em fase de desenvolvimento e pode sofrer ajustes, observando eventuais restrições legais. No entanto, grupos de moradores cobram a realização de novos estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de mobilidade, além de uma consulta pública mais ampla antes da execução do plano.

publicidade

Fonte: O Estado de S. Paulo

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma grande quimera com falta de planejamento, do lado faraônico do rodo anel que já está atrasado há décadas.

  2. Proposta descabida do governo do estado e que em nada resolve o problema de mobilidade e transporte da região. A região precisa de um metrô e não de pedágio em uma estrada que se tornou uma avenida com intenso tráfego. Se querem cobrar, que seja através da implantação de um metrô. Isto sim traz melhoria para o trânsito, alivia o intenso tráfego, beneficia a população. O metrô sim poderia ser cobrado, é melhor pagar metrô do que sistema de ônibus que não funciona, do que combustível para ficar no trânsito levando mais de uma hora para fazer um trajeto que levaria 15/20 min por um sistema de transporte por trilho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDeputada Gleisi Hoffmann visita Osasco para discutir propostas
Próximo artigoCinco são apreendidos após arrastão no Centro de Osasco