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Projeto Nova Raposo prevê seis novos pedágios no trecho entre São Paulo e Cotia

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raposo tavares
Raposo Tavares / Reprodução

O governo do Estado de São Paulo está realizando uma consulta pública para conceder à iniciativa privada 125 quilômetros de rodovias, incluindo o trecho da Rodovia Raposo Tavares entre a capital paulista e o município de Cotia. Esse trecho, que atualmente não cobra pedágio, terá seis novos pórticos de cobrança automática após a concessão.

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Com um movimento diário de 188 mil veículos, a Raposo Tavares nesse trecho é um dos principais gargalos de trânsito da região. Interligando bairros, condomínios e complexos comerciais e industriais, a rodovia apresenta características de uma grande avenida e enfrenta constantes congestionamentos nos horários de pico.

O projeto Nova Raposo, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do governo paulista, prevê investimentos de R$ 9,07 bilhões em melhorias na via, uma demanda discutida há mais de 20 anos. O edital deve ser lançado em junho e o leilão está marcado para novembro.

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Após a realização de uma audiência pública em Vargem Grande Paulista na semana passada, a população interessada pode enviar sugestões ao projeto até as 18h do dia 16 de abril, por meio do endereço eletrônico [email protected].

Pedágio sem parar

Os pedágios a serem instalados serão do sistema free flow, sem cabines, com sistema automático livre e pagamento da tarifa por meio 100% automático. Segundo o projeto, haverá pórticos do novo sistema de cobrança nos seguintes pontos: Km 11,8  (R$ 0,62), km 15,1 (R$ 0,77), km 19,8 (R$ 0,92), km 24,7 (R$ 1,27), km 29,07 (R$ 1,65) e km 39,1 (R$ 2,30). Pelo projeto, esses valores serão válidos para o primeiro ano de cobrança. Os pórticos têm previsão de serem instalados em março de 2026.

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A obra vai contemplar o aumento de capacidade com implantação de uma faixa adicional por sentido em todo o trecho, implantação de vias marginais nos trechos urbanos e uma nova conexão à São Paulo.

 

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23 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer idiota que consegue observar 5 minutos o que acontece na rodovia entende que na chegada a São Paulo afunila, do que adianta colocar mais pistas?? Vai chegar mais veículos pra afunilar…, não tem jeito, tem que tirar os semáfaros, ou seja, construir um túnel com 2 saídas, uma pra Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, ao lado do muro no joquey, outra pro outro lado do rio, de preferencia pra marginal tb, pq nao faz sentido ter um semáforo na saída do túnel.
    Isso sentido São Paulo, sentido interior é outra história

  2. Que governo de merda em faz o L pessoal um ex presidiário no poder , alguém tem que parar esse lixo n tem lógica pedagio na Raposo Tavares , quem elegeu esse lixo agora quem n tem nada ave tem que pagar com esse lixo tem pagar o pato lixo lixo lixo lixo

  3. Finalmente uma solução.
    É uma região horrivel aqui no estado é o pior pedaço da Grande São Paulo.
    Vão se o tempo em que o agora vice presidente, pagou a desapropriação do rodo anel norte para os
    invasores.
    Para comparar devemos checar quanto o povo que paga os onibus intermunicipais pagam.
    Somando os valores, comparativamente, o valor deve ser bem maior que isso.
    Do terminal cotia até Pinheiros a tarifa de onibus é 7,60.
    E tem gente chorando com 5,50 de pedágio?
    O da Imigrantes é mais de 30 reais e niguém reclama

  4. Mais um absurdo desse forasteiro carioca ,que foi uma invenção do Bolsonaro,pagar pedágio em trecho urbano e uma aberração,vamos ter que aguentar esse governo mais três anos
    D

  5. É um absurdo..moro no k. 21 sentido São Paulo..cada vez que for pra a Granja Viana onde tem o comércio local pagarei pedágio..cada vez que for pra São Paulo trabalhar 5 reais..um.verdadeiro absurdo..a gente ja paga iptu ipva pra que?..
    Pra o poder público passar a bola pra inicitaiva privada resolver um problema que é público..o Prefeito de Cotia e os vereadores inaptos e que só pensam em enriquecer o próprio bolso liberaram a construção de prédios de mais de 20 andares na região…pra que? Pra mais gente pagar pedágio e o trânsito piorar? Nao respeitam o meio ambiente..nao respeitam os moradores..os imóveis terão queda de preço porque ninguém vai querer morar onde tem que pagar pedágio pra ir na padaria..VERDADEIRO ABSURDO

  6. ESSE GOVERNINHO QUE AÍ SE INSTALOU COM A SUA CORJA NO ESTADO DE SÃO PAULO ,ESTÁ ACABANDO COM A CIDADE ,COMPROMETIMENTO OS OUTROS MUNICÍPIOS E TIRANDO VANTAGENS MONETÁRIA PRA SI E SEUS PUPILOS ,TODOS CORROMPIDOS, SÃO PAULO NÃO MERECE ESSES POLÍTICOS SABOTADORES.

  7. Infelizmente é a unica forma de dar certo no Brasil, entregar na mao das concessoes. O importante é melhorar esse transito caótico

  8. Isso significa que só pra levar meus filhos na escola e buscar, terei que pagar 4 pedágios??????
    Vcs deveriam pensar em auxiliar a população e não f…r ainda mais!!!

  9. […] Os pedágios a serem instalados serão do sistema free flow, sem cabines, com sistema automático livre e pagamento da tarifa por meio 100% automático. Segundo o projeto, haverá pórticos do novo sistema de cobrança nos seguintes pontos: Km 11,8  (R$ 0,62), Km 15,1 (R$ 0,77), Km 19,8 (R$ 0,92), Km 24,7 (R$ 1,27), Km 29,07 (R$ 1,65) e Km 39,1 (R$ 2,30). Pelo projeto, esses valores serão válidos para o primeiro ano de cobrança. Os pórticos têm previsão de serem instalados em março de 2026, segundo informações do jornal Visão Oeste. […]

  10. Vergonha. 2022 teve 90 milhões a prefeirura aqui. Agora e 30km quer ter 6 pedágio… como assim só pra pegar pessoas e vão a SP trabalhar..
    Pedágio tem q ser a cada 50km no mínimo… e meter a mão no bolso dos consumidores e moradores da região. Vamos parar a rodovia em protesto

  11. É um absurdo colocar um pedágio quase encima de outro, a menos de 5 km dentro da mesma cidade na mesma rodovia.
    É sem senso e sem discrepância. ABUSIVO!!!
    É UMA VERGONHA.
    Esse governo e essas empresas roubando do povo o máximo que podem.
    Põe centavos pra achar que é barato, mais indo e vindo todos os dias eles arrancarão centenas de reais dos usuários da rodovia.
    Se houvessem ônibus descentes, com condições apropriadas e cômodas a todos, seria até categorizado incentivo a usar os coletivos. Mais não. O povo anda espremido nos poucos ônibus disponíveis.
    Dizem que a cada ano se investe milhões em ônibus disponibilizando centenas de veículos novos mais isso não é visto na prática e no dia-a-dia.
    Enriquecimento ilícito e interferência no direito de ir e vir dos cidadãos.
    Precisamos revindicar os direitos e o bom senso desses ladrões ambiciosos que chamamos de governo.

  12. Pedágio ???
    Onde está o dinheiro que foi repassado para a cidade de Cotia na gestão do governo Doria para realizar estas obras citadas é olha que não foi pouco
    O gato comeu ou foi o rato ?

    Será que o gato comeu ou foi o rato

  13. A letargia do estado é tão grande que o tempo passou e nada fizeram além de discutir. Pior agora, depois das monstruosidades imobiliárias da região, principalmente as de Osasco e Carapicuíba alguém diz que enfiara goela abaixo 6 pedágios aos usuários da Raposo o que se traduz na maior desfaçatez, cara de pau e acima de tudo incompetência dos “responsáveis” sobre a situação. Dá nojo ler uma matéria destas e que mais uma vez, por falta de competência do estado (não falo do atual governador que herdou o problema mas das gestões estúpidas do psdb no Estado).

    Sou morador aqui a mais de 20 anos, sofri, sofro e ainda sofrerei com o trânsito caótico desta região, mas me recuso a pagar qualquer coisa para melhorar está situação, pago IPVA, IPTU, ICMS, IR, IPI, ISS e centenas de outros impostos que só a arrogância pública brasileira é capaz de conceber.

    É muito fácil me enfiar goela abaixo 6 pedágios cambada de vagabundo, se trabalhassem não seria preciso disto, teriam evitado esta tragédia.

    Não a qualquer tipo de cobrança na Raposo.

    • amigo você tá isentando o atual governador por “problemas nos governos passados”, mas é justamente o atual governador que vai implementar os pedágios.

      não tem como ser inerte a isso, me desculpa.

  14. Não é dessa forma que resolveu o problema até porque isso acaba prejudicando outros setores como motorista de aplicativo por ter custo ainda maior, a sugestão é construir pontes e túneis e não cobrar ainda mais a população.

  15. É um absurdo esse pedágio,fazer projetos exemplo metrô,cartão integração pra população de Cotia os governantes não fazem ,agora pedágio pra deixar a população cada vez mais pobres e presos em cotia ,isso os governantes sabe fazer ,isso é uma vergonha.

  16. E vamos gastar quanto todos os dias pra ir e voltar de SP.???? Se eu for pra Sp,, depois pra Barueri, e em Carapicuiba no mesmo dia, sendo que horarios diferentes, mas pegarei a Raposo 3 vezes no mesmo dia, sendo ida e volta???? Pedágio a cada KM percorrido, vcs são Loucos!!!!! Tão fumando ou comendo M…..Povo é taxado em tudo. Se isso acontecer melhor ir embora de Cotia, ninguém vai sustentar esse Lixo. Cadê a consulta pública com os moradores!???? Ou é apenas maldita politica interesseira, que adora nosso dinheiro. Qual será benefício??? Alguém me esclareça???!!!!

    • Pessoal do interior de São Paulo foi o que mais ajudou a colocar Ele no Poder ! Agora Todos nós temos que aguentar . Mas um Dória no Poder !

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