Início Cidades Carapicuíba “Não houve aplicação de vacinas após o vencimento”, garante Prefeitura de Carapicuíba

“Não houve aplicação de vacinas após o vencimento”, garante Prefeitura de Carapicuíba

0
vacina covid
Divulgação

A Prefeitura de Carapicuíba emitiu nota na qual nega que tenham sido aplicadas no município 30 doses vencidas de vacinas AstraZeneca contra a covid-19, como foi divulgado em reportagem da “Folha de S. Paulo” nesta sexta-feira (2).

publicidade

“A data de vencimento dos lotes é conferida diariamente para que cada frasco administrado esteja dentro do prazo de validade e dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, diz a Prefeitura de Carapicuíba.

Segundo levantamento divulgado pela “Folha” com base em dados do Ministério da Saúde, mais de 1,5 mil cidades brasileiras aplicaram doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Entre os municípios mencionados estão Carapicuíba, Osasco, Cotia, Barueri, Itapevi e Santana de Parnaíba.

publicidade

“A Prefeitura de Carapicuíba informa que o município NÃO aplicou vacinas vencidas. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, a cidade vem se destacando na organização e logística da campanha, utilizando critérios rigorosos de controle, desde o recebimento até a aplicação das doses”, diz a administração municipal.

Em todo o país, foram aplicadas pelo menos 25,9 mil doses vencidas, das quais pelo menos 3,6 mil no estado de São Paulo, ainda de acordo com a “Folha de S. Paulo”.

Nota da Prefeitura de Carapicuíba sobre a suposta aplicação de 30 doses de vacinas vencidas contra a covid-19:

“A Prefeitura de Carapicuíba informa que o município NÃO aplicou vacinas vencidas. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, a cidade vem se destacando na organização e logística da campanha, utilizando critérios rigorosos de controle, desde o recebimento até a aplicação das doses. A data de vencimento dos lotes é conferida diariamente para que cada frasco administrado esteja dentro do prazo de validade e dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

publicidade

O lote 4120Z005, com vencimento em 14/04/2021, foi recebido em Carapicuíba no dia 26/01/2021, contendo um total de 2.440 doses. Estes foram um dos primeiros frascos a serem utilizados pela cidade, sendo o último no dia 26/03/2021.

A Prefeitura de Carapicuíba esclarece que no ato do registro de aplicação no sistema, houve um erro de digitação mencionando o referido lote (4120Z005), como sendo aplicado após a data de validade, o que de fato não aconteceu. Assim que teve conhecimento da reportagem da ‘Folha de S. Paulo’, a Secretaria de Saúde apurou o ocorrido e constatou que não houve aplicação de vacinas após a data de vencimento, pois as doses foram aplicadas em março”.

publicidade