Início Cidades Osasco terá campanha especial de vacinação contra 5 doenças

Osasco terá campanha especial de vacinação contra 5 doenças

2
Dia D de vacinação em Cotia
Foto: Vagner Santos

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 6 e 31 de agosto uma campanha especial de vacinação para imunizar contra o sarampo, febre amarela, poliomielite, HPV e meningite. No dia 18 de agosto acontecerá o Dia “D” de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h.

publicidade

Deverão ser imunizados contra a poliomielite e sarampo, crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias; contra HPV e meningite, adolescentes dos sexos masculino e feminino de 11 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que adolescentes do sexo feminino poderão iniciar a vacinação do HPV a partir dos 9 anos. Já a vacina contra febre amarela será para crianças a partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos.

Diferentemente dos demais municípios, em Osasco a campanha de vacinação em agosto tem objetivo de atender toda a família, uma vez que abrangerá todas as faixas etárias.

publicidade

“Esta campanha está com consonância com a política de saúde adotada no município de Osasco, com investimentos na prevenção para evitar que as pessoas fiquem doentes”, disse o secretário de Saúde, José Carlos Vido.

Sarampo
A vacinação contra o sarampo atende o que ficou definido pelo Cosem (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), de desenvolver de imediato, e de modo sustentado, ações e estratégias que visem aumentar a cobertura vacinal, realizar detecção precoce de casos e adotar medidas de controle.

publicidade

Atualmente o sarampo tem risco presente de disseminação, tendo em vista a atual situação epidemiológica na região das Américas, com aumento do número de casos e de países afetados, especialmente a ocorrência de surtos epidêmicos, em 2018, nos estados de Roraima e Amazonas, com a ocorrência de óbitos pela doença.

Poliomielite
Quanto à poliomielite, em 2018, foram registrados 8 casos da doença, sendo todos nos países endêmicos: 1 no Paquistão e 7 no Afeganistão.

Febre amarela
Já a febre amarela, no período de monitoramento, entre 1/7/2017 a 20/3/2018, foram confirmados 1.098 casos no país, sendo que 340 vieram a óbito e 854 casos ainda estão em investigação. O vírus da febre amarela circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 34,8 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação da vacina.

Desde fevereiro de 2018, Osasco é área de recomendação para a vacina contra a febre amarela. Em 2018, no município, foram 28 notificações de casos suspeitos da doença, sendo quatro confirmados, um óbito e quatro casos em investigação. Em todos os casos confirmados, os pacientes contraíram a doença em outros municípios.

HPV e Meningite
Sobre o HPV, um estudo realizado em 2017 indica que a prevalência estimada nas capitais é de 54.3%. A campanha visa aumentar a cobertura vacinal dos adolescentes de 9 a 14 anos contra o HPV e a Meningite C, cujas pesquisas constatam a ausência de anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de lactentes e crianças mais novas.

A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doenças para esses grupos etários.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação
De 6 a 31/8 – Todas as UBSs
Dia D – 18/8, das 8h às 16 horas em todas as UBSs

Poliomielite e Sarampo
Crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias

HPV e Meningite
Adolescentes dos sexos feminino e masculino de 11 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias

Febre Amarela
Crianças a partir dos 5 anos
Adolescentes, Adultos e Idosos

Comentários