Início Cidades Polícia Federal investiga suposta venda de diplomas na Unifieo, em Osasco

Polícia Federal investiga suposta venda de diplomas na Unifieo, em Osasco

0
unifieo
Divulgação

A Polícia Federal investiga um esquema de venda de diplomas universitários na Unifio (Centro Universitário Fieo), localizada em Osasco. A informação é da Band.

publicidade

De acordo com a reportagem de Felipe Peixoto, a faculdade, fundada na década de 1960, passa por uma grave crise financeira desde 2016, com atrasos de salários, demissões de professores e confusões nos corredores.

A Unifieo está na mira da PF por suspeita de ter emitido cerca de 7 mil diplomas fraudulentos. Um morador de Osasco relatou ao jornal que recebeu uma oferta para comprar um diploma do curso de Direito por R$ 50 mil, sem necessidade de frequentar as aulas, apenas comparecendo uma vez por semana para assinar documentos.

publicidade

Documentos internos da instituição, obtidos pela Band, mostram alunos já diplomados sem anotações de frequência e conclusão de disciplinas, inclusive em um certificado de Farmácia com assinatura de um reitor sem nome.

Ao todo, a Unifieo oferece 27 cursos de graduação. Os certificados teriam sido vendidos ou emitidos sem registro no Ministério da Educação, movimentando cerca de R$ 50 milhões, segundo as investigações.

A gestão do Centro Universitário mudou várias vezes nos últimos anos e atualmente está sob responsabilidade de um interventor nomeado pela Justiça. Além da suspeita de venda de diplomas, administradores são investigados por desvio de recursos da instituição filantrópica, que tem isenção de impostos e recebe verbas públicas por meio do Fies.

publicidade

Um perito judicial afirma haver “fortes indícios de ingerência, desvios de finalidade, confusão patrimonial, fraude a credores e ausência de transparência por parte dos gestores”. O diretor executivo Celso Francisco Mandari é suspeito de desviar valores usando empresas próprias.

Fonte: Band

publicidade