Prefeito Rogério Lins vive dia de professor em Emef de Osasco e dá aula para conscientizar contra despejo de lixo nas ruas

2
Foto: Ivan Cruz

A Emef Professor Valter de Oliveira Ferreira, no Helena Maria, reuniu seus alunos de 4º e 5º ano, na quarta-feira (19), para uma aula especial ministrada pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins. O tema da aula: a forma correta de descarte de lixo e de inservíveis.

publicidade

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, visa transformar as crianças em fiscais e multiplicadores, já que podem conversar com a própria família e vizinhos para que evitem jogar lixo nas ruas.

A turma se reuniu no pátio da escola, onde o prefeito explicou sobre a ação que ocorre no Jardim Baronesa, batizada de “Seu Bairro no Coração da Gente” e que conta com Zeladoria e Manutenção, sendo realizada pelas secretarias municipais.

publicidade

“Recolhemos do bairro 137 toneladas de lixo e inservíveis, além de pintar 300 postes e mais de 17 mil metros de guias. As equipes também executaram a reforma e a recuperação da pista de caminhada e da pista de skate, ambas localizadas ao lado da quadra da Praça da Avenida Alfredo Roque Filho, também limparam 212 bocas de lobo, pintaram 99 tampas de bocas de lobo, além de realizarem serviços como capinação, varrição e limpeza de praças e vias”, disse.

Rogério Lins informou às crianças que também foram realizadas podas e levantamentos de copas de diversas árvores em vários pontos e áreas públicas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). Outra intervenção no bairro foi a retirada de veículos abandonados. “Essas foram algumas das ações para deixar o bairro limpo e organizado para vocês”, disse.

publicidade

Lins pediu às crianças para informarem os pais e responsáveis sobre as ações da administração no bairro e também que precisam descartar lixo no lixo. “Vocês podem nos ajudar nessa ação. Falem sobre a importância do descarte correto do lixo e dos inservíveis”, pediu.

“Do Meu Bairro, Eu Cuido!”

As crianças ainda receberam a cartilha “Do Meu Bairro, Eu Cuido!” com informações sobre o tempo de decomposição de materiais, como o papel que demora de 3 a 6 meses; nylon mais de 30 anos, o plástico mais de 100 anos.

Rogério também falou para as crianças que Osasco foi citada numa matéria da Rede Globo por ser a cidade que faz o descarte correto de resíduos. “Nossa cidade foi citada como sendo uma cidade que se preocupa com o descarte correto de lixo, então que sejamos citados também por se uma cidade bonita e organizada”.

Depois, a turma assistiu a um vídeo sobre o descarte incorreto do lixo e os males que pode provocar, além de que o acúmulo de lixo provoca a proliferação de barata, mosquito da dengue e ratos.

Ele ensinou às crianças a ligarem na Central 156 quando os pais tiverem inservíveis (móveis velhos, colchões, madeiras, entre outros) para serem recolhidos.

O prefeito aproveitou para anunciar a construção de dois hospitais veterinários na cidade. “Os animaizinhos de vocês serão bem cuidados e vocês não terão gastos, porque os hospitais veterinários serão públicos e gratuitos”.

Lins também conheceu a horta mantida na escola e ganhou um terrário das crianças.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse prefeito é um péssimo administrador, no emei Vilma fontran no Jardim rochdale, os alunos são tratados como animais. Os professores e á diretoria da escola são que o totalmente cruéis, não levam as crianças ao banheiro, as
    crianças passam o dia com vezes nas roupas , e se vc éreclamar eles ainda dizem q vai chamar a polícia, pois é desrespeito ao funcionário público. O nosso pelo prefeito deveria ouvir mas o povo , pq foi esse mesmo povo q o colocou la: erradamente! Mas foi o povo… vamos la senhor prefeito tenho o mínimo de dignidade e cuide melhor das crianças do município onde o senhor é o governante.

  2. Esse prefeito devia ir visitar as creches e vê a situação, minha filha está em uma que está um caos.
    O papel higiênico que as crianças usam é o pior de todos. Queria saber se ele usa aquilo pra família dele…
    Fora outras coisas em péssimo estado lá na creche.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorItapevi terá “Cãominhada” e Feira de Adoção de Cães e Gatos no domingo
Próximo artigoEncontro de Mulheres pró-Márcio França em Osasco reúne Lúcia França, Renata Abreu e Rogério Lins