Professora de Osasco é destaque em reportagem da TV Globo sobre centenário Paulo Freire

0
professora de Osasco
Foto: Reprodução/TV Globo

Professora da rede municipal de ensino de Osasco, Nilma Sladkevicius Castellani, vencedora do Prêmio Educador Nota 10, foi destaque em reportagem especial “Centenário Paulo Freire”, exibida nesta segunda-feira (20), no “SP1”, da TV Globo.

publicidade

A produção mostrou a biografia e legado do pernambucano educador, que entre as suas diversas contribuições para a educação, construiu um método pedagógico inovador, tornando-se referência em dezenas de países e patrono da educação brasileira.

Durante a reportagem, a professora Nilma destacou sua alegria em lecionar na EMEF Luiz Bortolosso, localizada no Jardim Rochdale. “Estou representando os estudantes da educação de jovens e adultos do nosso município, representando os nossos professores, que batalham muito para realizar esse trabalho lindo de alfabetização. É importante eu poder falar sobre o valor da EJA na nossa cidade”, disse.

publicidade
professora osasco
Foto: Fernanda Cazarini

Dos 47 anos de profissão, quase 30 deles são dedicados ao ensino de jovens e adultos. “A recompensa é ver o brilho no olho desses alunos quando eles descobrem o que estão lendo. É ver a emoção de uma pessoa de 50, 60 anos em poder tomar um ônibus sozinho e conseguir ler uma placa de emprego”, continuou a educadora de Osasco.

Ainda na reportagem, Nilma destaca a influência de Paulo Freire em sua carreira. “Ele nos deixou um legado. Eu comecei a ler Paulo Freire e aí começou uma transformação, primeiro dentro da professora. Depois, comecei a colocar tudo isso em prática”, contou.

publicidade
EJA osasco
Foto: Fernanda Cazarini

O Secretário de Educação de Osasco, Cláudio Piteri destaca, entre outros pontos, a metodologia de Paulo Freira, que é utilizada no currículo educacional da EJA e a contribuição dos professores para alfabetização. “Esse método de ensino tem formado cidadãos questionadores e transformadores da realidade. Contudo, os professores atuam como mediadores que sabem escutar e promover este processo de formação, gerando confiança entre os educandos e valorizando o conhecimento que este traz para a sala de aula”, destaca.

Assista à reportagem completa neste link.

EDUCAÇÃO// Sesi inaugura nova escola em Osasco na sexta-feira (24)

Comentários