Vereadora apresenta Moção de Reconhecimento a Paulo Freire na Câmara de Osasco

0
paulo freire osasco
Foto: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire - RJ

O educador Paulo Freire, que completaria 100 anos este mês, é tema de uma Moção de Reconhecimento na Câmara de Osasco, apresentada pela vereadora Juliana da Ativoz (PSOL).

publicidade

Na Justificativa da propositura, a parlamentar afirma que “Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação”.

“A vida e a obra dele foram marcadas por sua clara opção a favor dos oprimidos”, ressalta Juliana da Ativoz. “O reconhecimento de sua obra é também o reconhecimento de muitas pessoas que lutam pelo quase impossível: dar às pessoas marginalizadas a chance de levar uma existência digna, despertando-as da apatia e fazendo valer os seus direitos”, completa a vereadora de Osasco.

publicidade
juliana da ativoz osasco
A vereadora Juliana da Ativoz (PSOL)

Educação como ferramenta de transformação social

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, criador de um método que usava o cotidiano de trabalhadores como ferramenta no ensino da alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países. É o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras.

Paulo Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social, como forma de fazer o aluno reconhecer e reivindicar direitos. O legado do educador tem sido atacado por grupos conservadores e de direita.

publicidade

Comentários