Início Cidades Barueri Barueri recebe mais de 200 aves que seriam vendidas em feiras do...

Barueri recebe mais de 200 aves que seriam vendidas em feiras do rolo

0
cetas-de-barueri-recebe-203-aves-resgatadas-pela-policia-ambiental-0
Foto: Reprodução

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) recebeu 203 aves vítimas de tráfico de animais de maus-tratos. Os pássaros, que seriam comercializados em feiras do rolo, foram resgatados em uma comunidade de Osasco durante uma operação da Polícia Militar Ambiental em conjunto com a Polícia Civil.

publicidade

Foram resgatados 170 pássaros coleirinhos, 27 baianos, dois cardeais, um corrupião, um pintassilgo-baiano, um saíra-sete-cores e um tico-tico-rei-cinza. Alguns animais chegaram com ferimentos na cabeça, mas todos passarão por avaliação do estado de saúde.

“É um crime que tira a vida de vários animais que deveriam estar na natureza. O acondicionamento é inadequado, com vários animais em espaços minúsculos, há falta de alimentação e hidratação adequadas e há doenças e ferimentos que os acometem durante a manipulação e o trajeto”, afirma a bióloga Erika Sayuri, gestora do Cetas de Barueri.

publicidade

Após a recuperação, as aves soltas em suas áreas de origem. No caso de animais que vieram de outros estados, voltarão para o habitat natural. “O Cetas tem um papel fundamental de trazer qualidade de vida para estes animais e reintroduzi-los ao meio ambiente, de onde nunca deveriam ter saído”, continuou a bióloga.

Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilícita no mundo e só é menor que o comércio ilegal de armas e de drogas, de acordo com o Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre.

publicidade

A atividade ilegal movimenta de 10 a 20 bilhões de dólares por ano e retira do Brasil cerca de 38 bilhões de animais. De cada 10 animais traficados, apenas um sobrevive.

Leia também: Queimadas podem gerar multa de quase 1,5 mil em Barueri

Comentários