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“Prejuízo financeiro e moral incalculável”, relatam comerciantes de Cotia que estão há mais de 60 horas sem luz

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Equipes da Enel na Avenida José Giorgi, São Paulo II, Cotia / Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta segunda-feira (6), cerca de 600 clientes da Enel continuam sem energia elétrica na Grande São Paulo após o temporal de sexta-feira. Há mais de 60 horas sem luz, donos de comércios de Cotia e região relatam prejuízos e seguem sem a possibilidade de abrir seus estabelecimentos hoje.

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É o caso da chef Tatiana Máximo, dona da confeitaria e bistrô Lá Na Tati, localizada na Avenida José Giorgi, 1225, São Paulo II, Cotia. “Na sexta-feira recebi 140 kg de carne e peixe para atender a demanda do final de semana, mas perdemos absolutamente tudo. Toda a minha produção da semana em sobremesas, doces e hortifruti foi para o lixo”, relatou nas redes sociais a empresária.

“Nunca tive um cenário desse. Até na pandemia, fechei apenas um dia para pensar e reorganizar como seria feito, mas no dia seguinte eu estava fazendo entrega de marmitex para os clientes, continuei. […] O descaso [da Enel] de posicionar a gente… Não dá para entender. A Prefeitura não pode tirar algumas árvores sem que a Enel faça a parte dela, então fica difícil”, lamentou.

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Tatiana está com o bistrô fechado há três dias. “Para quem paga mais de R$ 6 mil em energia elétrica por mês, o prejuízo que estamos tendo é incalculável”, continuou a empreendedora de Cotia. “Não tem como essa situação passar despercebida”, finalizou a empreendedora.

Nas redes sociais, são muitos os relatos de comerciantes que foram afetados com a falta do fornecimento de energia. Uma dona de clínica de odontologia, também da região de Cotia, contou que além de não conseguir abrir o negócio, ficou sem alarme, o que facilitou a ação de bandidos: “Ficamos sem alarme… Minha clínica foi furtada e levaram tudo”.

Comerciantes com empreendimentos localizados na Avenida São Camilo, no Centro Comercial da Granja Viana, também falaram dos prejuízos. Clínicas de fisioterapia, de psicologia não abriram nesta segunda-feira. “Sem energia, sem atendimentos”, afirmou a dona de um consultório.

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No início da tarde de hoje, também nas redes sociais, comerciantes relataram que equipes da Enel chegaram na Avenida José Giorgi, mas estariam sem autorização para resolver o problema na rede elétrica.

A Enel informou que cerca de 2,1 milhões de imóveis tiveram o fornecimento de energia afetado devido às chuvas e os fortes ventos de mais de 100 km por hora que atingiram diversos pontos no estado de São Paulo. A previsão da concessionária é de que o serviço seja reestabelecido até terça-feira (7).

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