Início Cidades Após tragédia em Cotia, novo secretário de segurança assume com missão de...

Após tragédia em Cotia, novo secretário de segurança assume com missão de humanizar a GCM

0
secretaria de segurança pública cotia
Foto: Odair Camargo (à esquerda) e Vagner da Silva (adjunto). Reprodução site PMC

A segurança pública em Cotia, no âmbito municipal, trocou de comando após a tragédia que vitimou dois guardas civis municipais no último dia 7 (aqui). O prefeito Rogério Franco nomeou nesta segunda-feira (19), como novo secretário de segurança de Cotia, o Coronel da Reserva da Polícia Militar Odair Marcelo de Camargo, que atuou durante 31 anos na instituição, sempre na área operacional, exercendo comando de tropas nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo e Cotia. Segundo perfil oficial, o militar destacou-se nas áreas de Polícia Comunitária, Assuntos Civis e Porta Voz. É mestre em Segurança Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP.

publicidade

O coronel substitui Almir Rodrigues, que solicitou exoneração por questões de ordem pessoal.

De acordo com a Prefeitura, o Prefeito Rogério Franco escolheu Odair por entender que ele reúne a experiência necessária para comandar o posto.

publicidade

Outro coronel será o secretário adjunto. Trata-se de Vagner Joaquim da Silva, Coronel da Reserva da Polícia Militar, que teve como última função o Comando do 40° Batalhão de Polícia Militar do Interior em Votorantim. Atuou durante sua carreira ainda nos municípios de São Paulo, Guarujá, Itu, Salto, Ibiúna e Sorocaba.
Especializou-se em várias áreas, tais como, Técnicas não Letais de Intervenção Policial, Tiro Defensivo na Preservação da Vida, Força Tática, Análise de Informação Criminal. É bacharel em Sociologia pela Unicamp e mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos Superiores da PMESP.

Não haverá oficialização solene do novo secretário.

Nas palavras de Franco, Camargo chega com a função de humanizar a Guarda Civil e atender as suas demandas.

publicidade

Camargo promete, além de implementar modernas técnicas de gestão, oferecer assistência social, jurídica e psicplógica aos guardas.