Início Cidades Barueri “Shopping trem”: CPTM pede ajuda de usuários para combater comércio nos vagões

“Shopping trem”: CPTM pede ajuda de usuários para combater comércio nos vagões

13
Foto: reprodução/"Shopping Trem: Um Olhar Sobre os Marreteiros"

O comércio praticado por vendedores ambulantes representa o maior número de reclamações de passageiros pelo SMS Denúncia da CPTM. No primeiro semestre deste ano, foram 7.810 denúncias, 38% do total de mensagens enviadas à área de Segurança.

publicidade

Para combater a prática, além de fiscalizar os trens e as plataformas, a companhia está orientando os usuários a não comprar esses produtos e não fomentar o comércio dos ambulantes, “colaborando assim para viagens mais rápidas e tranquilas, uma vez que alguns desses comerciantes causam atrasos na circulação segurando portas e danificando equipamentos”, afirma a CPTM.

—–
Leia também
cidades// “Shopping trem”: queixas sobre ambulantes na CPTM aumentam 336%
cidades// Homem dorme no trem e acorda sendo agredido por seguranças na Linha 8 da CPTM
—–

publicidade

As estações da Linha 8 Diamante: Palmeiras- Barra Funda, Lapa, Osasco, General Miguel Costa, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, já contam as informações aos usuários.

As orientações vão desde “Quem compra do ambulante é responsável pelo comércio ilegal! Não compre”; “Sem ambulantes, a viagem será bem melhor! Não compre” a “Viagem sem grito e sem sujeira! Não compre”.

publicidade

Juntamente com as orientações estão os canais para que os usuários possam denunciar a presença de ambulantes nas composições. São eles:

·         SMS-Denúncia – cel.  97150-4949: denúncias anônimas por SMS;

·         Whatsapp CPTM – cel. 99767-7030: podem enviar vídeos, fotos e mensagens de texto;

Para facilitar a atuação da segurança, o denunciante deve descrever as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 20 mil retenções com cerca de 800 mil produtos apreendidos.

“Com esse trabalho de conscientização, a CPTM espera obter a colaboração dos passageiros no combate ao comércio irregular e reduzir de forma significativa a prática nos trens”, afirma a companhia.

Comentários

13 COMENTÁRIOS

  1. Não se consegue mais ler, conversar e até falar ao telefone. É uma gritaria só nos vagões da Linha Rubi, um absurdo. Se o “emprego” de vendedor no Shopping Trem se faz necessário, muito simples: cadastre “X”vendedores, estabeleça regras e assim podemos controlar essa invasão no meio de transporte.

  2. Bom dia a todos!
    São diversas situações que se refletem nessa matéria,
    Realmente a abusos de alguns vendedores ambulantes!
    Se trata de pessoas com dificuldades financeiras e sociais,cabe aqui uma crítica ao governo e a própria empresa (CPTM) .
    Deveria ser separado o joio de trigo ,cadastrar os ambulantes vamos dizer assim sociáveis e deixar o trabalho do shopping trem fluir ,e implantar regras de procedimentos e colaborações desde a limpeza dos trens ou até estações ,colaborar com a segurança junto CPTM , dentro de tantas outras possibilidades e tal…
    Não colocar a culpa de atrasos índices de criminalidades ,nos vendedores !! Sim há pessoas que realmente abusao de tudo esses devem ser até detitos ,mas a CPTM transporta pessoas já muito cansadas de trens super lotados ,P.A.E.S.E , funcionários de não passao o troco direito nos guichês e muito mais coisas!!!
    Sim deve haver uma melhor administração ,análises de tudo!!!

  3. Boa tarde, realmente é uma piada uma vez reclamei, mandei SMS que foi cobrado teve até briga entre eles desrespeito caíram em cima de uma mãe coma criança de colo, me ofenderam pq fui ajudar e quando desci do trem para reclamar disseram que não poderiam fazer nada que não era com eles é com quem então..
    Minha indignação foi a maior pedi pra falar com alguém responsável tbm não tinha.Absurdo.
    Eles gritam somos obrigados a aceitar quetos, sem ter o mínimo de segurança..
    Quer vender endereço em qualquer lugar ,mas a falta de respeito é demais.

  4. Verdade o crime Compensa mesma nesse País. O cara vai prezo passa um tempo na cadeia comendo e bebendo as nossas custas e quando sai de lá com um cheque de 20 mil reis pra compensar o tempo que ficou presos ainda fala que foi o gorverno de São Paulo que deu .Enquanto o pai de família trabalhador ganha um salario miserável que mal da pra assustentar suas E mora de aluguel pois os programas socias do governo so favorece Bandidos E os que vive ilegal seja difarçados de ambumlante ou qualquer outra profissão.

  5. Tem que vender mesmo, muitos ali sim é caras que já foram presos caras ruim mas mesmo assim São pessoas que estão querendo mudar de vida sair do crime e vender sua mercadoria até pq tem aonde compra e a validade sempre está na embalagem
    Vcs querem falar mau mas tenho certeza q na hora da fome ninguém pensa 2 vezes antes de comprar
    Tem muitos mlk que bagunça que vai só pra usar drogas ficar surfando esses ss tem que pegar mesmo
    Agora lá também tem muitos pai de família que realmente n conseguem empregos
    Ai sai de lá e vai sustentar a família como ai vcs n pensam né
    Tem que vender mesmo é qnd alguém roba eu garanto que n é nenhum vendedor pq qm roba os vendedores bate então claramente n é um deles.

  6. “Em vez de pegar bandido, fica atrás de quem trabalha.” – Quem diz isso é muito burro mesmo…
    Todos esses produtos são fruto de roubo. Roubam carga de caminhoneiro na estrada com assaltos. Por consequência disso, as empresas de transporte são obrigadas a contratar seguros, com isso o transporte fica mais caro para as fábricas e lojistas que são obrigados a aumentar o preço dos produtos ferrando nós consumidores. Ou seja, a culpa do preço alto em lojas legais é do vendedor ilegal! E DO COMPRADOR, afinal não há oferta sem demanda. Em resumo, o comércio ilegal é que torna inviável o comércio legal, pois afinal, aqui no brasil O CRIME COMPENSA!!!

  7. País de merda só pega quem trabalha os vagabundos q roubam os pasageiros ninguém faz nada com medinho ne cptm horrível

  8. Tem alguns ambulante que são atrevidos,já chegam e colocam a mercadoria em seu colo perna e tal, isso não me agrada, mas a comercialização não atrapalha em nada a viagem e demora dos trem e metrô, então pessoal denuncia nada não,deixa os ambulantes trabalharem, pra tirarem o sustento ou complementar uma renda em seu orçamento, então bora la coca suco água e fanta…..

  9. Bom dia ,
    Corretos estão todos vocês porque cada tem sua opinião, mas o que a cptm quer dizer é segurança e conforto para os usuários que consomem um produto ou um objeto que não tem identificação caso passa mal eai? E o conforto é porque eles gritam dentro do vagão isso não direito nenhum porque é falta de educação e outra e vocês concordam ganhar uma marreca e, ainda ter desconto enquanto eles não pagam nada e já tem moradia e carro próprio?

  10. Essa ajuda que a CPTM pede, só pode ser uma piada, uma empresa que não cuida do próprio patrimônio,vai cuidar do que, nas estações da linha 8 está uma verdadeira bagunça, vandalismo, sujeira e falta de segurança.excesso de marreteiros que importunam durante a viagem, gritando e jogando lixo nos trens e estações, o passageiro já chega no trabalho saturado de tanta baderna, já que a segurança faz vistas grossas.

  11. O único culpado disso tudo, é esses políticos e governs corruptos do Brasil,,,,que roubam o dinheiro do povo,assim deixando de investir em todas as áreas,tirando o direito do povo trabalhar,,,as 0essoas q são contra o comércio ambulante deveriam culpar o governo e não os ambulantes que estão levando o pão para os filhos,,,o mal do ser humano é que a maioria olha somente pro próprio umbigo!!!

  12. É o que é feito com as mercadorias aprendidas ?
    Se o sistema do nosso País não fosse tão ruim , tão corrupto esses pobres coitados país de família teriam um emprego decente. Eu tenho dó dessas pessoas terem que passar por essa humilhação de mendigar que os passageiros comprem seus produtos. Portanto a mim não incomodam e continuarei comprando, afinal o dinheiro é meu e gasto como eu quiser.

  13. Quanto vou ganhar cptm? Vou denunciar o cara enquanto seus funcionários que vcs fazem questão de chamar de empregados, ficam no celular e fazem vista grossa, e outra pra que serve as câmeras dentro dos vagões? Pra nada né agora os passageiros tem que identificar os infratores, francamente. Se liga

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBrasil tem 1.053 casos de sarampo confirmados; vacinação acontece durante o mês
Próximo artigoMoradores de Caucaia do Alto, em Cotia, terão opção de chegar em Itapevi com tarifa metropolitana integrada