Início Brasil “Vacina é um gesto de responsabilidade”, diz Lula ao receber dose da...

“Vacina é um gesto de responsabilidade”, diz Lula ao receber dose da bivalente contra a covid-19

0
lula vacina bivalente
Lula foi vacinado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação para aumentar o índice de cobertura vacinal em todo o país. O lançamento da campanha ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Federal, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aproveitou para tomar a quinta dose da vacina contra a covid-19.

publicidade

Lula recebeu a dose de reforço bivalente que foi aplicada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico. “Eu tenho 77 anos e tomei minha quinta vacina. E se tiver a sexta, vou tomar a sexta. Se tiver a sétima, vou tomar a sétima. Eu tomo vacina porque eu gosto da vida, porque a vida é um dom maior que Deus nos deu”, declarou o presidente.

“Não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade”, afirmou Lula, que repudiou ainda o negacionismo contra a eficácia dos imunizantes.

Bivalente

publicidade

O imunizante bivalente previne contra as variantes mais perigosas do novo coronavírus e para receber o reforço é necessário ter completado o esquema vacinal de quatro doses, respeitando o intervalo de quatro meses desde a última vacina.

Nesta primeira fase da campanha, poderão receber a bivalente idosos acima dos 70 anos, pessoas com imunossupressão, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas. Depois, serão vacinadas pessoas com idade entre 60 e 69 anos.

A campanha também já começou nas cidades de Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Cotia, Santana de Parnaíba e Jandira.

publicidade