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Dia Mundial Sem Carro: candidatos ao governo de São Paulo falam sobre seus projetos para mobilidade

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Fotos: Rodrigo (Reprodução Instagram), Elvis (Visão Oeste), Haddad (Rovena Rosa/Agência Brasil), Tarcisio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A data foi criada na França, em 1997, e tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, e, ao mesmo tempo, reforçar as iniciativas para combater os impactos do aquecimento global causado pelo uso dos combustíveis fósseis.

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O Visão Oeste destacou (abaixo) as propostas dos candidatos ao governo de São Paulo, que lideram as intenções de voto, sobre o tema; tais como investimentos em ciclovias, transporte público com uso de energia limpa e melhoria e ampliação dos modais já existentes.

Veja o que cada um propõe para a região:

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Rodrigo Garcia (PSDB)

O tucano se propõe a concluir as obras de extensão da linha 9 Esmeralda da CPTM (que liga Osasco a Grajaú) até Varginha. Além disso, o atual governador pretende ligar a linha 9 ao aeroporto de Congonhas com a Linha 17 – Ouro.

Garcia promete ainda iniciar as obras do trem intercidades, via parceria público-privadas (até Campinas e Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e Mairinque); as intervenções das linhas 5, 13, 14, 16, 19, 20, 22, do trem entre a Capital e Sorocaba, expansão da Linha 4 – Amarela: da Vila Sônia, passando por Dumont Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra; linha 22 – Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da Capital (Sumaré) a Cotia, passando por Osasco; melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 1, 2 e 3 com a implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição de novos trens e modernização da sinalização para maior regularidade; conclusão dos Corredores Itapevi e Guarulhos (finalizar o Corredor Itapevi-São Paulo concluindo os trechos entre Carapicuíba e a divisa entre Osasco e São Paulo (entre Terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara).

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Com relação ao modal bicicleta, Garcia afirma que vai fomentar, por meio da Secretaria de Turismo, a inclusão das Rotas Turísticas no Plano Cicloviário e garantir que os futuros editais de concessão de estradas contemplem a implantação de ciclovias.

Elvis Cezar (PDT)

O pedetista pretende integrar as ações e o planejamento das Secretarias de Transportes e Logística, do estado e municípios, além do Metrô, da CPTM, da EMTU e da ARTESP, para que contemplem a multimodalidade (aeroportos, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias, metro, ônibus, ciclovias, etc.), a integração na expansão das redes de passageiros e cargas, visando ampliar a eficiência e a sustentabilidade dos modais de transporte e do sistema, através de parcerias público-privadas.

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O candidato planeja ainda promover junto aos municípios a elaboração e implantação de redes integradas e/ou consórcios de mobilidade, articulando sistemas de ônibus, corredores e infraestruturas ciclo viárias e para pedestres. Além disso, instalar um Conselho Estadual de Mobilidade Urbana para organizar a participação social da elaboração e implantação das redes e infraestruturas de mobilidade.

Assim como seu concorrente, também ambiciona a implantação de uma rede de trens intercidades interligando, por trilhos dedicados, a Capital às Regiões Metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba, através de parcerias público-privadas.

Cezar também projeta a implantação de uma Rede Ciclo viária estadual, para atender os deslocamentos intermunicipais dos ciclistas e fomentar o ciclo turismo, de forma integrada às redes de trilhos e corredores de ônibus, garantindo segurança, agilidade e conforto aos ciclistas.

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Consta ainda em seu plano de governo promover programas de apoio aos municípios na execução de reforma, ampliação e qualificação das calçadas, de forma integrada às travessias e outras políticas de valorização do espaço urbano nas cidades; projetos e ações para a redução das emissões de CO2 em todo Estado de São Paulo, dentro dos parâmetros estabelecidos na ROTA 2030; integração e diversificação dos modais do transporte metropolitano às políticas setoriais de emprego, habitação, acessibilidade, planejamento e gestão do uso do solo, dentro do conceito de cidades inteligentes (smart cities), o fomento, por meio da Secretaria de Turismo, para a inclusão das Rotas Turísticas no Plano Cicloviário; e a inclusão, nos futuros editais de concessão de estradas, da implantação de ciclovias.

Fernando Haddad (PT)

Para o candidato do PT a mobilidade urbana será uma prioridade, com forte investimento no transporte coletivo e ampliação da rede do metrô e CPTM. Haddad proporá, em parceria com os municípios, o Bilhete Único Metropolitano, integrando os sistemas tarifários municipais e intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

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Além disso, o candidato promete incentivo à construção de ciclovias em municípios de todo o estado; estímulo à utilização das ferrovias como meio de transporte para cargas e passageiros, garantindo ganhos de eficiência, produtividade e combate às mudanças climáticas; estimular e promover a transição energética e descarbonização das cidades buscando: reduzir as emissões de CO2 na mobilidade urbana, com o apoio à eletrificação do transporte coletivo, uso de biocombustíveis e à mobilidade ativa.

Haddad promete ainda elaborar, em sintonia com as diretrizes de desenvolvimento urbano e com participação da sociedade, o Plano de Mobilidade Estadual, com ênfase nas regiões metropolitanas, que inclua: a redes de transporte público coletivo, intermodal e integrada; o plano cicloviário estadual; as redes de caminhabilidade; e articulação entre os modais urbanos, com metas ambientais e sociais.

O petista se compromete também a apoiar a elaboração e implementação de planos de mobilidade municipais, articulado com a política estadual, vinculados com as respectivas políticas urbanas. Haveria também uma governança interfederativa na mobilidade urbana, através da criação, pactuada com os municípios, de uma autoridade metropolitana de transporte em todas as Regiões Metropolitanas, subordinada ao planejamento e desenvolvimento urbano, unificando a gestão dos sistemas municipais e intermunicipais.

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Haddad promete ainda revogar a extinção da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e torná-la uma agência de regulação dos transportes metropolitanos, inclusive da fiscalização dos contratos de concessão e requalificar o corpo técnico do Metrô, CPTM e EMTU, assim como os técnicos dos municípios, garantindo o conhecimento e capacidade estatal em planejar, gerir e operar os sistemas de mobilidade e ainda garantir a participação e controle social nos sistemas de mobilidade, no âmbito do Conselho das Cidades.

Assim como os demais, Haddad também deseja criar uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista, iniciando a implantação do trem Campinas – São Paulo e retomando os estudos para a implantação das ligações entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos, além de expandir o metrô, modernizar e ampliar as linhas da CPTM, priorizando as áreas periféricas, as conexões com os aeroportos, as obras em andamento e com estudos já realizados e dar continuidade aos estudos e projetos para a implantação de novas linhas.

O diferencial seria a qualificação das estações do Metrô e CPTM e terminais de ônibus, garantindo acessibilidade, banheiros públicos, conforto e informação, assim como novas estações como elementos de inserção urbana, de criação de novas centralidades, com equipamentos de cultura e lazer.

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Por fim, Haddad quer priorizar o transporte coletivo nas vias públicas, criando faixas livres para os ônibus em trechos de grande circulação nas rodovias estaduais localizados nas regiões metropolitanas e apoiando, induzindo e viabilizando recursos para os municípios implantarem BRTs, VLT, corredores ou faixas exclusivas de ônibus nas principais vias arteriais e de conexão entre municípios conurbados.

Tarcisio de Freitas (Republicanos)

O candidato do Republicanos simplificou suas metas na área da mobilidade especificando que pretende implantar rotas que atinjam a população mais carente da região metropolitana, com foco na ampliação das linhas de metrô de São Paulo, com a conclusão de linhas já iniciadas e na implantação de trens regionais (CPTM); estimulação para o desenvolvimento urbano e econômico nessas regiões, de forma a balancear a utilização do transporte urbano.

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Assim como os demais, planeja implementar o Trem Intercidades, porém não detalha como seria o modal. Menciona ainda que seu governo vai atuar na descarbonização do transporte, da indústria paulista e das rotas marítimas.