Início Cidades Médicos e sindicato denunciam “caos” no Hospital Regional de Osasco

Médicos e sindicato denunciam “caos” no Hospital Regional de Osasco

6
Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

O Hospital Regional de Osasco, do governo do estado, têm passado por uma crise neste início de ano, com aumento do número de óbitos, troca de funcionários por terceirizados, e atraso no pagamento de profissionais.

publicidade

Um dos fatores para a crise, segundo profissionais que atuavam no hospital e sindicato, teria sido a troca da equipe médica, que aconteceu no início de janeiro, quando funcionários terceirizados assumiram o controle das quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Nos primeiros 45 dias deste ano, 28 pessoas morreram no hospital, o que representa um índice 154% maior do que os 11 óbitos registrados nos dois últimos meses do ano passado.

publicidade

A organização responsável pela UTI do Regional é o Instituto Lagos Rio, do Rio de Janeiro, que teria sido contratada a regime de urgência pela Secretaria de Estado da Saúde.

Um dos médicos afastados com a mudança de gestão neste início de ano é Carlos Buzo, que atuava no hospital há mais de duas décadas. Ele critica o que classifica como “descaso” do estado para com a situação. “Como uma grande referência, o Regional estava acima da média e a mudança, como ficou claro, não foi para melhorar”, declarou.

De acordo com ele, a troca do quadro de funcionários causou uma queda na qualidade dos serviços profissionais. “A unidade de terapia intensiva é um setor onde se requer excelente qualidade e uma equipe que, além de competente, seja muito experiente e que já trabalhe na área há muito tempo. Você pode incorporar aos funcionários mais jovens, mas não pode trocar uma equipe por inteiro”, explicou.

publicidade

O profissional da saúde destacou também a urgência em solucionar o problema. “Como médico formado há muitos anos, me preocupo porque o que não pode acontecer é colocar em risco a vida dos pacientes, inclusive aqueles que estão em situações muito graves”, concluiu.

Atraso salarial

Além disso, após a contratação da equipe terceirizada, os novos funcionários têm reclamado da falta de pagamento. Nesta semana, o Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região (SUEESSOR) e funcionários da UTI do hospital realizaram uma manifestação em frente à unidade de saúde em busca de uma posição da Secretaria de Estado da Saúde e da Lagos Rio pelo atraso em mais de 50 dias no pagamento dos salários e benefícios.

publicidade

No ato, os funcionários criticaram também e, segundo eles, “precariedade” e “desrespeito com a população”. O sindicato afirma que, das quatro unidades de terapia intensiva do Regional, apenas duas estão funcionando. “Queremos uma resposta da administração, que está terceirizando a saúde, mas com incompetência principalmente no pagamento dos trabalhadores”, afirmou o vice-presidente do SUEESSOR, Juarez Henrique de Paulo.

De acordo com o primeiro-secretário do sindicato, Amilton Moura, nesta quinta-feira (28), às 15h, os funcionários terão uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região para tentar solucionar o atraso dos pagamentos de salários e demais proventos.

Procurada pelo Visão Oeste, a Secretaria de Estado da Saúde não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

publicidade

6 COMENTÁRIOS

  1. GENTE esse hospital pertence ao estado e não prefeitura, leiam antes de opnar, trabalhei no regional por 23 anos, sempre considerado modelo e referência, é um lástima o que anda acontecendo, só que vamos ser realistas,a muito tempo que todos sabem que esse hospital será privatizado, lógico que sou contra, mais o povo que tem a força e o poder de mudança, nada fazem, não sabem nem votar infelizmente.

  2. Pelos comentários que li aqui, vejo que está havendo um equívoco muito grande. O Hospital Regional de Osasco nunca pertenceu a Prefeitura, sempre foi e continua sendo administrado pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo. Não moro em Osasco e não conheço o citado Prefeito, não posso dizer se sua administração é boa ou ruim, mas posso garantir que ele não tem nada a haver com o Regional. Trabalhei neste Hospital de 1997 até 2009 (quando aposentei), exerci o cargo de diretora de serviços e durante esse período o Hospital funcionava bem. Claro que tinha problemas, como qualquer órgão público, mas nada tão grave como o que estão relatando nesse momento. Fico muito triste com os acontecimentos e acredito que todos os ex diretores também, pois nosso trabalho e dedicação infelizmente foram em vão. Esse é o modo do PSDB de governar destruir aquilo que funciona. Mas o maior culpado é a própria população que toda eleição os reelegem. Agora não adianta chorar.

  3. Hospital era super bom,fui hoperada lá,e uma pena que esteja acontecendo isso,,acorda governador de sao paulo João doria……

  4. A saude de osasco esta um caos, postos sem médicos sem remédios, foi agendado uma cirurgia para minha irmã e eles nem tinha cama para ela, ela ficou 24 horas no pré operatório porque não tinha cama disponível no quarto.
    Um absurdo.
    Fora lins, Osasco precisa de um prefeito competente.

  5. Esse hospital já foi da secretaria de saúde de Osasco era referência hoje é secretaria de saúde de são Paulo nada tem com Osasco .

  6. É a pior gestão de prefeitura que Osasco já teve , cada dia pior e a tendência é piorar cada vez mais, e quem sofre é a população.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSuspeito de executar vendedora no City Bussocaba, em Osasco, é preso
Próximo artigoOsasco tem aulas gratuitas de mais de 30 modalidades esportivas e culturais