Opinião: Heil Hitler!

Opinião: Heil Hitler!

6
Compartilhar
Extremismo de Hitler, estigmatizando os "diferentes", principalmente os judeus, teve o apoio da população alemã

Por Antônio Carlos Roxo – doutor pela USP, professor visitante da Unifesp-Osasco e analista do Seade

Publicidade

Wilhelm Reich faz a pergunta essencial em seu livro “Psicologia de massas do fascismo”: por que as pessoas que são exploradas não se revoltam contra a opressão e os que passam fome não passam a roubar?

Diz ele que a psique que envolve esta relação é complexa. Ao analisar a ascensão do fascismo /nazismo na Alemanha com Hitler, percebeu que Hitler apesar de as detestar manipulava as massas ao atender seus sentimentos de medo.

Olho para a situação atual e vejo, com igual perplexidade, a adesão maciça ao capitão reformado. Os instintos, os mais primitivos, desabrocham como na Alemanha de Hitler. Por incrível que seja, neste tsunami estão também trabalhadores, negros, mulheres e gays, que o transformam em “mito”.

Pergunto aos meus botões: como pode isto? Um cara com entranhado obscurantismo, que desrespeita a todos, inclusive ao trabalhador votando sempre contra seus direitos. Cada povo constrói seus mitos segundo suas neuroses, e este falando barbaridades, que passam batidas pelo crivo popular, esbravejando sua suposta valentia, fugindo de embates com seu oponente, para não correr o risco de ao mostrar sua face de total despreparo, finalmente, o povão possa despertar e ver que “o rei está nu!”

Publicidade

O que dá ânimo à minha alma, é saber que “pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.

A angústia é que até que se desvende isso, a terra já estará arrasada. O cabo Hitler, seduziu multidões e as conduziu ao desastre total.

O Brasil cobiçado por suas riquezas e potencial, está sujeito à um desequilibrado, que premido pelas dificuldades que irá enfrentar, pode usar a artimanha de fuga para a frente e, com arroubos “nacionalistas”, inventar uma disputa e se empenhar numa empreitada – guerra? – contra a Venezuela, por exemplo, fazendo o serviço sujo para os ianques…

Claro que devidamente manipulado (como agora, com as fakes news profissionalmente conduzidas) poderia entupir de fervor cívico todos os que, maníacos, estejam psicologicamente integrados a essa dimensão trágica do ser humano, a barbárie. Uma guerra para os militares se esbaldarem e um país devastado para se “conquistar” e “salvar”.

Publicidade

Não se pode esquecer de Sadam Hussein, que também tinha seus filhos comandantes em chefe, e que usado e abusado pela metrópole ao se negar ser teleguiado foi expurgado, transformado em monstro, jogado fora, enforcado com o Alcorão na mão pelos seus amigos de antão.

Serão gerações para superar a devastação que virá. Retorno a Reich, que perseguido tanto na Alemanha quanto nos EUA, mostrou caminhar similar de Hitler, ingredientes semelhantes, com apoio do povo, até de judeus e, naturalmente, dos ricos e muito ricos, os que se lixam para o futuro e a soberania do país desde que seus muitos $$$$ estejam garantidos. Hitler, qual escorpião, seguindo sua natureza intrínseca, acabou por picar a todos.

Compartilhar

Comentários

6 Comentários

  1. “O rei não está nu” o rei está preso, confortavelmente, em uma cela em Curitiba. O Brasil, durante os últimos anos resistiu a todos ataques aos cofres públicos. Como explicar ou justificar a fortuna que ” O rei presidiário” amealhou ganhando um salário de presidente da república?. Em tempo: o que significa MENSALÃO e PETROLHÃO? . Quem inventou uma tal de ” presidenta”? ; quem é o responsável pelo nosso pais se encontrar nas atuais condições: sem segurança, sem empregos,sem saúde e sem educação ? . No final do próximo domingo o povo brasileiro verá que o rei não está nu; só não sei como ele estará.

  2. Um texto realmente impactante, onde são expostas visões atuais que podem nos levar à um futuro não tão promissor.
    Vivemos em uma época onde nem as notícias tem mais sua credibilidade e veracidade. Onde a opinião divergente virou “preconceito”. Onde o certo deve ser errado. Onde se não seguirmos conforme pregam, seremos taxados de “antiquados”.
    É um assunto delicado, porém, que devemos sim parar para pensar aonde estamos indo analisando cada ponto dos fatos para não cairmos na lábia das fake news.

  3. Realmente um futuro incerto, mas se compararmos com a falência completa financeira, moral e social que teríamos com a busca de poder eterno do PT, ainda estamos no lucro

    PT nunca, nunca mais
    Precisamos desaparelhar e desratizar

  4. Realmente um futuro incerto, mas se compararmos com a falência completa financeira, moral e social que teríamos com a busca de poder eterno do PT, ainda estamos no lucro

  5. O povo está cansado de ser enganado e roubado pelo PT; por isso, talvez a população buscar a saída no Bolsonaro. O povo prefere o incerto do que aquilo que se viu e não gostou. E a grande verdade, é que a administração do Haddad em São Paulo foi muito ruim.

Faça seu comentário

Mais notíciasTerceira cirurgia de Bolsonaro deverá restabelecer trânsito intestinal
Mais notíciasHoróscopo do Dia – Terça-feira, 23 de outubro