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Terminal do Km 21 começa a receber pavimentação

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Obras em andamento //
Prefeitos de Osasco e Carapicuíba vistoriaram local esta semana
4-Terminal-Ismael Francisco

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As obras do futuro terminal de ônibus do Km 21, que vai integrar o transporte coletivo na região, estão em fase de pavimentação asfáltica. Em seguida começa a cobertura de estrutura metálica.

Foi o que explicou o engenheiro civil Augusto Impólito, da EMTU, responsável pela obra, durante vistoria feita pelos prefeitos de Osasco, Jorge Lapas, e Carapicuíba, Sergio Ribeiro, ao local, na divisa entre os dois municípios, na terça-feira, 16.
O terminal vai abrigar linhas de ônibus para a zona Sul de Osasco, integradas às linhas intermunicipais que interligam toda região Oeste da Grande São Paulo. Além disso, haverá conexão às linhas municipais de Carapicuíba e aos trens da CPTM, por meio da estação Gen. Miguel Costa.

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“Este terminal aliviará o fluxo de passageiros no Centro da cidade, porque articulará as linhas da zona Sul. Os ônibus chegarão aqui mais rápido, a viagem ficará mais curta, facilitando a integração para os usuários que utilizam o trem. Não será necessário ir até o Largo de Osasco”, explicou o prefeito Jorge Lapas.

Segundo o engenheiro da EMTU, o terminal terá quatro longas plataformas de embarque, duas no sentido Capital e duas no sentido interior, além de duas “ilhas” no entorno para pedestres. O acesso às plataformas de embarque será feito por escadas rolantes e elevadores, além das escadas convencionais.

Possível ponto de partida do VLT

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O terminal do Km 21 faz parte do pacote de obras do Corredor Oeste, um sistema viário que interligará toda a região Oeste, de Itapevi ao bairro do Butantã, em São Paulo, passando por Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

O projeto é resultado de uma parceria envolvendo prefeituras, governo do estado e o governo federal.

Além de integrar o transporte coletivo na região, o terminal do Km 21 pode servir de base para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Osasco. É o que prevê um projeto do prefeito Jorge Lapas, que já o levou a representantes dos governos federal e estadual em busca de investimentos para a viabilização.

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A ideia é que o VLT tenha um percurso de cerca de 7 quilômetros, entre o terminal e a rodovia Raposo Tavares, nos limites com Carapicuíba e Cotia.