Aumento de IPTU causa indignação e comitê mobiliza moradores em Jandira

Aumento de IPTU causa indignação e comitê mobiliza moradores em Jandira

18
Compartilhar
Comparação entre carnês do IPTU em Jandira de 2018 e 2019 mostrando aumento superior a 100% para o mesmo imóvel

O aumento de IPTU em Jandira está causando grande insatisfação entre os moradores. Segundo membros do comitê formado logo após a chegada dos carnês — o Comitê de Ação Popular Contra o Aumento do IPTU — há casos de aumento de 1000% no valor, na comparação entre 2018 e 2019.

Publicidade

Para debater o tema, o Comitê e a União Pró Jandira estão convocando os moradores atingidos para uma reunião neste domingo, 3 de março. A reunião vai acontecer às 9 horas na sede da associação União Pro-Jandira, na rua Conceição Sammartino, em frente ao Supermercado Barbosa.

O comitê foi formado por moradores de vários bairros da cidade no dia 24 de fevereiro, logo após o início da entrega dos carnês do IPTU. Juntaram-se em apoio ao movimento – que classifica o aumento de abusivo – representantes de outras organizações comunitárias, siglas partidárias (PSTU, PT, PC do B) e agremiações sindicais, como a Conlutas e o movimento Químicos na Luta.

Convocação contra o aumento "abusivo" do IPTU em Jandira
Convocação contra o aumento “abusivo” do IPTU em Jandira que está sendo enviada via Whatsapp

Os valor do IPTU nos carnês enviados pela prefeitura sofreu pouca alteração na alíquota em relação ao ano passado. O aumento foi de aproximadamente 4%. No entanto, o problema acontece com a atualização da área construída e portanto cobrada a mais. Um dos carnês enviados ao Visão Oeste mostra que o calculo considerou uma área de 104 m² em 2018, mas saltou para 306,56 m² no cálculo deste ano. “Mas minha casa ganhou apenas dois cômodos, um total de 24 m², nos últimos dez anos”, disse o morador que preferiu não se identificar. Ele garante que tem vizinhos que nunca construíram nada a mais no terreno e mesmo assim também tiveram o aumento.

Segundo Everaldo Duarte de Oliveira, membro do Comitê, o movimento discute que a cobrança do IPTU seja proporcional à renda do morador. Mas ainda que atualmente a cobrança não utilize este parâmetro, “não há o que justifique um aumento abusivo de 100, 200, 300 ou 1000% como vem acontecendo. Se o cadastro na prefeitura está desatualizado e ela não tem controle por má administração, é um problema dela. Eles não podem aparecer com uma conta de um dia para a noite impondo 1000% de aumento. É abusivo. Isso é um absurdo!”, diz, lembrando que no passado a inflação foi menos de 4%.

Compartilhar


Comentários

11 Comentários

  1. Temos que lutar para tentar acabar com abuso dos políticos não sou candidato a nada mas sou cidadão e farei minha parte estou na luta com o comitê independente de siglas partidárias estou ao lado do povo de Jandira sou morador dessa cidade a 40anos temos nossos direitos

  2. Realmente lamentou muito, moro na zona Leste. Vila Matilde, meu IPTU esse ano veio 50% a mais….é muito difícil . Assim que eu acabar de pagar esse ano tem o de 2020.

  3. Esses prefeitos que entram em Jandira só pensam em si próprio, e a população só pra voto, minha casa fica no final de uma rua sem saída, há anos pedindo pra tirar a água que corre pra minha casa a prefeitura não faz nada, mas o imposto com 100% de aumento chegou sempre teve anistia agora nem isso. Zero pra esses políticos

  4. É a velha prática da velha política, o quanto eles poder tirá de você e impor o que eles querem sobre você e você aceitar,eles vão continuarem fazendo de você escravo deles. Aliás já somos porque tudo que temos é do estado: a casa que você comprar é do estado,porque você continua pagando esse tal IPTU,o carro você continua pagando o IPVA e etc. Então tudo isso só vai mudar quando a sociedade mudar, não aceitando mais tudo que esses corruptos -lhe impõe. Esses corruptos aqui no Brasil,só tem uma visão do povo: máquina de fazer dinheiro pras farras deles…

  5. Só nao irei para essa comissão pelo fato das siglas de partido fazer disso palanque ainda mais PT PSTU PCdoB essas desgraças afundaram o país roubou cofre público agora vem quero fazer uma coisa pro da população dignada uma palanque.

  6. Teremos anistia de IPTU dos anos anteriores?seria bom se o prefeito fizesse anistia dos juros pra ajudar os mais carentes e desempregados como eu.POR FAVIRBSR PREFEITO NOS AJUDE.

  7. O pior foi eu que ja quitei meu IPTU e a prefeitura bloqueio a minha conta até hoje não tive resposta e ja fiz reclamação na ouvidoria não tive resposta,eu não como faça para tirar o desbloqueio da minha conta

Faça seu comentário

Mais notíciasConfira programação de carnaval do Sesc Osasco
Mais notíciasHoróscopo de Hoje: domingo, 3 de março