Início Cidades Cotia tem programa gratuito para combater a obesidade

Cotia tem programa gratuito para combater a obesidade

0
Foto: Vagner Santos

A manhã de quinta-feira (23) foi de comemoração para os participantes do projeto Emagrecer Certo, da Secretaria de Saúde Cotia. Juntos, eliminaram 54kg e, de quebra, ganharam mais disponibilidade, saúde e bem-estar, nestes dois meses de atividade, na Policlínica do Portão. O projeto começou a ser implantado na UBS Jardim Arco Íris.

publicidade

O grupo é composto por pacientes de Policlínica com obesidades I, II e III e sobrepeso e, nesta semana, ganhou 15 novos integrantes que estavam na fila aguardando uma oportunidade de participar. Como a dona Célia Gomes, que participou do encontro pela primeira nesta semana. “Gostei muito, os profissionais são muito gentis. Este grupo auxilia muito na saúde emocional também”, disse a estreante.

A veterana na turma, Loiva Monteiro, conta que perdeu dez quilos em dois meses e está recuperando a sua saúde. “Depois do grupo, comecei a olhar mais para a minha saúde”, disse. “Tive problemas emocionais e, por isso, ganhei peso”, contou. Mas, há dois meses, Loiva começou a mudar o rumo de sua vida, além do peso eliminado, melhorou os níveis de colesterol. “Estou mais disposta e procuro nem usar carro, tento fazer tudo o que posso a pé”, destacou.

publicidade

O projeto Emagrecer Certo conta com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e educador físico.

O grupo se reúne por duas horas, toda quinta-feira, e acompanha palestras, recebe orientações e participa de atividade física. “Nossa ideia é expandir o projeto para outras regiões da cidade, no bairro Jardim Arco Íris, por exemplo, já começamos. Esperamos em breve, levar para outras UBS’s”, contou Soraya Moraes, enfermeira que coordena o projeto.

A secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, acompanhou o encontro e falou sobre a importância da iniciativa. “Esse aqui é um espaço de acolhimento, para diminuirmos o consumo de remédios, nos alimentarmos melhor e cuidar cada vez melhor da nossa saúde”, disse.

publicidade