Especialista dá dicas a quem quer aproveitar o 13º para reformar a casa

0

Muitas pessoas esperam o fim do ano para realizar a tão desejada reforma no lar, pois existem inúmeros fatores que contribuem positivamente para isso, como por exemplo, o recebimento do 13º terceiro, a preparação das festividades de natal e réveillon, além das férias. Além disso, tipicamente, é o momento do ano em que dificilmente chove, ideal também para as reformas em ambientes externos.

publicidade

O arquiteto César Augusto Pasquini, consultor da rede Telhanorte, dá dicas para a melhor realização de reformas, sem estresse e com planejamento.

Prioridade nos reparos das instalações básicas
Inicialmente, é necessário delimitar o tipo de reforma que será realizada. As estruturas básicas da casa, como a parte hidráulica e elétrica, são prioridades neste momento.

publicidade

Deixar esta tarefa para o fim da reforma poderá danificar tudo o que foi feito e atrasar a conclusão da obra.

Após o reparo das instalações básicas, ficará mais fácil realizar mudanças no acabamento,  como a troca de pisos, revestimentos ou uma nova pintura.

publicidade

Mão de obra
A presença de profissionais qualificados e de confiança para realizar o serviço é essencial para que a reforma tenha o resultado esperado.

Negociar o preço fechado do serviço é uma boa medida para garantir que a obra seja concluída no período estipulado e evitar possíveis desentendimentos e surpresas financeiras que extrapolem o orçamento.

Materiais de construção
Alinhar custo x benefício na hora de escolher os materiais de construção é uma tarefa comum quando se planeja uma reforma. A escolha pelo produto é muito importante para evitar complicações e dores de cabeça no futuro.

“Em média, uma família realiza apena duas grandes reformas na vida. Para dar longevidade à reforma realizada, vale a pena investir em produtos de qualidade”, enfatiza César. Também convém levar em consideração se o material se adéqua às metragens do espaço e se está em sinergia com a decoração.

Orçamentos e cálculos de materiais
Outro ponto importante a ser considerado na reforma é o cálculo da metragem e a quantidade de produtos, que serão utilizados.

Para evitar o desperdício e o gasto desnecessário, vale contar com a ajuda do pedreiro ou do profissional responsável pela obra para elaborar a lista de materiais e realizar a metragem do espaço que passará por reforma.

Hoje em dia, também já é possível obter a quantidade específica de materiais de construção utilizados na obra por meio de aplicativos, que ajudam o consumidor a calcular, por exemplo, a quantidade necessária de pisos, revestimentos e tintas. Em sites como o da Telhanorte é possível realizar todos estes cálculos.

Comentários