Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira

0

Alunos que fizeram o Enem podem se inscrever em até duas oções de cursos através do sistema / Foto: Reprodução
Alunos que fizeram o Enem podem se inscrever em até duas oções de cursos através do sistema / Foto: Reprodução

publicidade

Carol Nogueira

Esta sexta-feira, 10, é o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que permite o ingresso em universidades públicas. Podem se inscrever os alunos que fizeram o Enem 2013 e tiveram nota superior a 0. Basta acessar o site www.sisu.mec.gov.br e inserir o número de inscrição e senha do exame.

Mais de 2 milhões já realizaram inscrição 

publicidade

O estudante pode se inscrever em até duas opções de curso com possibilidade de alteração durante o período de inscrição. Cabe ao candidato definir se vai concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas de acordo com a Lei de Cotas, que prevê a reserva de 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas, ou às destinadas as demais políticas das instituições públicas.
Algumas universidades adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Caso a nota seja inferior para concorrer ao curso desejado, o sistema emite uma mensagem.

O Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no curso por modalidade de concorrência. Essa nota de corte é a menor nota para ficar entre os possíveis selecionados. No entanto, não garante a seleção para a vaga oferecida.
De acordo com o MEC, já foram efetuadas quase 2,2 milhões de inscrições, número superior ao do ano passado, que chegou a 1,9 milhão. O volume de inscritos representa aproximadamente 43% dos mais de 5 milhões que fizeram o Enem 2013.

publicidade

ProUni
Outra opção para os que não conseguirem vaga nas instituições públicas é o ProUni, que permite concorrer a bolsa de estudos em universidades particulares também com a nota do Enem.
O estudante precisa ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, não zerar na redação e ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em escola particular.
As inscrições serão realizadas pela internet entre os dias 13 e 17 pelo site www.prouni.mec.gov.br.

Cronograma de resultados do Sisu

Dia 13 – Primeira chamada
17 a 21 – Matrículas
27- Segunda chamada
31 a 4/02 – Matrículas
27 a 7/02 – Inscrição na lista de espera
11/02 – Convocação dos candidatos da lista de espera

Comentários