Parnaíba vai reinaugurar Museu Casa do Anhanguera

0
Reinauguração do museu faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade / Foto: divulgação

A Secretaria de Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba programa para o aniversário da cidade, dia 14 de Novembro, eventos como a reinauguração do Museu Casa do Anhanguera.

publicidade
Reinauguração do museu faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade / Foto: divulgação
Reinauguração do museu faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade / Foto: divulgação

Localizado no Largo da Matriz no Centro Histórico, o “Museu Casa do Anhanguera”, passou por uma reestruturação e a novidade é que o espaço foi integrado à “Casa da Cultura Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo”. Com isso, o museu ganhou mais espaço e comodidade, segundo a Prefeitura.

Museu Casa do Anhanguera foi construído na segunda metade do século XVII, em taipa de pilão e de mão, no qual, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (O Anhanguera), no dia 14 de Novembro de 1962 em comemoração ao aniversário da cidade, foi transformado em Museu Histórico e Pedagógico, mantendo-se até hoje um patrimônio de grande valor arquitetônico e histórico. Tombado pelo IPHAN, em outubro de 1958, e pelo CONDEPHAAT, em maio de 1982.

publicidade

 

Exposição
Também está programado para o aniversário o início da exposição de arte contemporânea na Casa 80 no Largo São Bento. Serão expostas obras de Percival Tirapelli, artista e estudioso da arte sacra brasileira e pesquisador e professor em cursos de graduação e de pós-graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

publicidade

Percival realizou exposições individuais em galerias de diversas cidades brasileiras, e em Roma. Possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Pinacoteca da Prefeitura de Santo André e no Museu de Arte Contemporânea em Florianópolis, Santa Catarina. Em 2009 virou membro do Conselho do Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

A exposição será temporária e ficará no museu durante os meses de novembro e dezembro.

Comentários