Procon de Barueri orienta consumidores nas compras de natal

0

A corrida para as compras de natal já começou e para auxiliar o consumidor, o Procon de Barueri – órgão ligado à secretaria de desenvolvimento econômico e trabalho – separou algumas dicas para ajudar na escolha do presente.

publicidade

É fundamental fazer um planejamento antes de comprar, fuja do consumo por impulso, compre com antecedência e ao escolher os presentes, prefira o pagamento à vista. Caso a compra a prazo seja a única opção, fique atento às taxas de juros, números de parcelas e ao custo efetivo total da operação para evitar gastos desnecessários.

Comércios de Barueri
Fugir do consumo por impulso e pagar a vista são as melhores opções / Divulgação

Uma boa pesquisa de preços também ajuda, pois em alguns casos o mesmo produto chega a custar o dobro em estabelecimentos próximos. Observe a publicidade da concorrência: encartes, anúncios ou folhetos de outros comércios.

publicidade

Quando o consumidor compra roupas, tecidos, toalhas, lençóis, entre outros acaba se preocupando mais com a beleza e preço dos produtos. Entretanto, a etiqueta de identificação deles é muito importante e obrigatória, pois contém as informações necessárias: dados do fabricante ou importador, país de origem, indicação de tamanho e sobre as fibras do produto.

Ao adquirir eletrodomésticos, solicite no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Teste as funções do produto e avalie se  atende às necessidades. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível, o uso do aparelho e a rede de assistência técnica. Informações quanto ao gasto e energia e a voltagem do produto (110/220V) são muito importantes. Prefira produtos certificados com selo de órgãos de inspeção.

publicidade

 As compras pela internet vêm crescendo, mas é preciso tomar cuidado para evitar aborrecimentos posteriores. Os sites devem disponibilizar de forma clara, ostensiva e de fácil visualização: os dados do fornecedor, razão social, e número do CNPJ ou CPF em caso de pessoa física, endereço, contatos e demais informações necessárias para localização do fornecedor.

Outros dados importantes que devem estar visíveis são as características do produto ou serviço, discriminação do preço, despesas adicionais – frete e valor do seguro – forma de pagamento, disponibilidade do produto, entrega, entre outros.

Antes de realizar a compra observe a descrição do produto, compare com outras marcas, visite a página do fabricante e certifique-se de o produto supre sua necessidade. Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido e não realize transações online em lan houses, cybescafés ou computadores públicos, pois podem não ser adequados e protegidos.

Nas compras fora do estabelecimento comercial exija o comprovante da data de entrega combinada. Nesse caso o prazo de desistência da compra é de sete dias da assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser efetuado por escrito.

Para mais orientações o Procon de Barueri atende no Ganha Tempo, de segunda a sexta, das 07h às 19h e aos sábados das 07h às 13h, na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4199-1333 / 4199- 1324.

Comentários