Início Cidades Sabesp troca 20 km de encanamento em Osasco

Sabesp troca 20 km de encanamento em Osasco

3
Fotos: Jean Bueno

A Sabesp promete reduzir no prazo de um ano cerca de 20% das perdas na rede de abastecimento de água na zona Sul de Osasco. O contrato prevê a substituição de cerca de 20 quilômetros de rede antiga de encanamento (ferro) por tubos de Polietileno Expandido de Alta Densidade (PEA) e de 16,5 mil km de ramais (a conexão entre a rede e as residências).

publicidade

O prefeito Rogério Lins participou na terça-feira, 22, no Jardim Conceição, um dos bairros beneficiados, do anúncio da obra, cujo contrato da estatal com o Consórcio CPO, composto pelas empresas Restor e Enorsul, foi assinado no dia 15 deste mês.

Prefeito Rogério Lins visitou o Jardim Conceição para falar sobre as obras com representantes da Sabesp

Segundo  a Sabesp, o prazo de conclusão da obra é janeiro de 2020 e a redução das perdas será de cerca de 460 litros por ligação/dia, na zona Sul da cidade. “Essa redução, cerca de 350 mil m³, daria para abastecer o bairro Bela Vista inteiro por um mês”, comparou o engenheiro Alessandro Muniz, da Sabesp.

publicidade

A obra terá ainda outras duas etapas: a construção de 3,5 km de adutora ligando o reservatório do Bela Vista com o Jardim Conceição e a instalação de 33 válvulas redutoras de pressão para evitar estouros na rede, o que deverá diminuir a necessidade de intervenções como a abertura de valas nas ruas para corrigir vazamentos.

Segundo explicou o engenheiro Alessandro Muniz, o contrato assinado com o consórcio é inovador. “Nos contratos tradicionais, os serviços são executados e pagos. Este novo modelo é por resultado de performance. A empresa receberá o valor estipulado em contrato, de R$ 42 milhões, se no prazo determinado, de um ano, atingir as metas estipuladas”.

Ainda de acordo com a Sabesp, já foram assinados outros três contratos, com outras empresas, prevendo a redução de perdas no abastecimento de água nas zonas Norte e Sul do município. Juntos, visam a substituição de 70 km de rede. Dois desses contratos já estão com obras em andamento.

publicidade

Para o prefeito Rogério Lins, as obras trarão impacto significativo para a cidade. “Haverá benefícios para o meio ambiente, por conta da diminuição do desperdício de água, e para as vias da cidade, que não precisarão mais ser abertas com tanta frequência, em razão da troca da rede e instalação de redutores de pressão. Com isso, também haverá redução nas pavimentações.”

Confira abaixo a relação das vias onde as obras serão executadas:

– Rua Michel Kalanin
– Passagem Minoru Asão
– Viela Ernesta Maria da Conceição
– Rua Capitão Alberto Mendes Junior
– Viela Ouro Fino
– Rua Antonio Nouche
– Rua Osório de Andrade
– Avenida Monte Ararat
– Rua José Cid Stella
– Avenida Prefeito Hirant Sanazar
– Viela Ernesto Zabotto
– Viela João Inácio da Silva
– Rua Maria D. do Espírito Santo
– Rua Luiz Leão Harduim
– Rua Maria Eudóxia de Oliveira Negri
– Avenida Júlio Mesquita
– Rua Joaquim Jacinto
– Rua Antonio José Dias
– Rua Sarkis Guludjian
– Avenida Dr. Kenkiti Shimomoto
– Rua Misão Tomo
– Avenida Edis Kamalakian
– Rua Pedro A. Soarez
– Avenida Victor Civita
– Rua Caçapava
– Rua João Gutierres Lopes
– Rua José Cid Stella
– Rua Dirce Christensen

publicidade

 

3 COMENTÁRIOS

  1. O problema é o estrago que estão deixando na pavimentação das ruas, no Rochdale o capeamento das ruas já estava em péssimas condições, agira ficaram ainda piores. Sou super favorável a redução de perdas, evitar vazamentos de água tratada, etc., mas poderiam fazer o serviço completo com maior qualidade.

  2. E aí Sr. Prefeito, até quando nós, munícipes, moradores na rua Mário Barreto, vamos conviver com asfalto esburacado, calçadas e lado interno de nossas residencias, sem a reposição dos pisos.
    Total descaso!!!!????

    João Batista Morais

  3. Sr. Prefeito, Rogério Lins, nesses contratos constam a obrigatoriedade de consertar com qualidade ; asfalto, calçadas e do lado interno das resistências, bem como; determina um prazo para conclusão ou ficará a mercê das contratadas,??

    Na Rua Mário Barreto, jardim Veloso Osasco, a/s contratadas quebraram tudo, sem antes fazer quaisquer notificações aos munícipes.
    Após, as obras nesta Rua foram abandonadas, nós, munícipes, ficamos com o prejuízo e, não temos a quem recorrer, ficarmos com o asfalto, calçadas e lado interno de nossas residencias totalmente quebrados, esburocados, sem reposição dos pisos..
    Lamentável sr. Prefeito, até quando vamos conviver com tal situação ???

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProjeto determina que agressor reembolse o SUS por atendimento de violência doméstica
Próximo artigoProjeto dispensa concordância de cônjuge para que filho tido fora do casamento more com o casal