Início Destaque “Segurança é principal preocupação”, diz Lapas

“Segurança é principal preocupação”, diz Lapas

0
Primeira sessão teve a presença dos 21 vereadores, secretários municipais e prefeito Jorge Lapas / Foto: Ismael Francisco

Na primeira sessão ordinária após a volta do recesso, a Câmara Municipal recebeu o prefeito Jorge Lapas (PT), que elencou obras e medidas dos seus três anos de governo e pediu apoio dos vereadores para aprovação de projetos neste ano. De acordo com o prefeito, segundo pesquisas feitas pela administração, a segurança ultrapassou a saúde como principal preocupação dos osasquenses. Por isso, prometeu ação mais ostensiva da Guarda Civil Municipal.

publicidade
Primeira sessão teve a presença dos 21 vereadores, secretários municipais e prefeito Jorge Lapas / Foto: Ismael Francisco
Primeira sessão teve a presença dos 21 vereadores, secretários municipais e prefeito Jorge Lapas / Foto: Ismael Francisco

Lapas lembrou que a responsabilidade principal na área da segurança é do governo do estado, mas garantiu que as blitz promovidas pela GCM vão continuar. “A ação ostensiva da Guarda tem dado resultado, com a diminuição de índices de criminalidade. As vezes chega a ter 15 ações por dia [da GCM]”, disse o prefeito.

Um projeto que também irá envolver a área da segurança será apresentado aos vereadores. O chamado Projeto Conecta, uma central de inteligência da prefeitura envolvendo segurança, trânsito, sistema de ônibus, já tem aprovação prévia do BNDES para liberação de cerca de R$ 100 milhões, segundo Jorge Lapas. “É um projeto gigante e vai funcionar no antigo Cras da Vila Yolanda”, explicou.

publicidade

Lapas falou sobre a queda da arrecadação devido à crise econômica, principalmente a receita proveniente do ICMS, mas lembrou que, apesar dos cortes, a prefeitura tem honrado o pagamento de funcionários e fornecedores. Ele ressaltou a contratação de servidores concursados e efetivos. “Temos quase 70% agora de funcionários efetivos. Fizemos concurso para mais de 3.215 vagas e 2109 já estão empossados”.

Saúde
A nova gestão do Hospital Central, que foi terceirizada, tem melhorado a avaliação por parte dos usuários, segundo o prefeito. “[A terceirização] foi um ato de coragem, há um corporativismo que às vezes não quer a implantação desse tipo de gestão”, disse Lapas.

Teatro
A reforma do Teatro Municipal deve ser entregue no próximo dia 26. “Não se mudou a característica do teatro, mas a infraestrutura. É um novo teatro”.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCadastro encontra 4 pessoas desaparecidas
Próximo artigoTimão bate Audax no Rochdale