Início Política Visão Atenta – Notas políticas da semana

Visão Atenta – Notas políticas da semana

0

3-gêPrefeito x Vice

publicidade

Nesta quinta-feira, 10, o prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio, o Gê (PV), divulgou vídeo em que rebate críticas feitas pela você-prefeita, Lurdete Vendrame Kummer (PEN), e dispara contra a rival, que deve ser uma das adversárias dele na disputa à prefeitura nas eleições de outubro. “Dei à vice-prefeita a oportunidade de assumir a Secretaria da Educação. Infelizmente, não evoluiu o trabalho e tive de demiti-la do cargo. Se não deu certo, se fracassou, a responsabilidade é dela”, criticou Gê. “Se ela tem toda essa clareza que o projeto não está no caminho certo, por que ela continua no cargo de vice-prefeita, recebendo salário?”, questionou. Rompida com o prefeito desde o ano passado, Lurdete se diz insatisfeita com os rumos tomados pelo governo Gê.

Lula em pauta

publicidade

Presidente da Câmara (ao centro) é um dos defensores: “é um direito adquirido que foi usurpado”, diz / Foto: Divulgação

A crise política que divide o país já domina os debates na Câmara Municipal de Osasco. Na última terça-feira, 8, a bancada petista apresentou moção de repúdio à condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 4, quando foi levado para o aeroporto de Congonhas. Vereadores do PT se revoltaram após o vereador André Sacco, do PSDB, dizer que Lula havia se recusado a depor antes de sofrer a medida coercitiva. Ao contrário de opiniões de juristas como o ministro do STF Marco Aurélio Mello, Sacco defende que a medida não foi ilegal.

Bate-boca

publicidade

A vereadora Mazé Favarão (PT) reuniu opiniões de juristas que defendem a ilegalidade da medida coercitiva aplicada contra o ex-presidente Lula e disse a André Sacco: “o senhor está mentindo. Lula sempre foi depor quando chamado”. Mazé se ateve à discussão da legalidade ou não da medida coercitiva, mas também atacou o vereador Francisco De Paula (PSDB), que é nordestino, citando melhorias na região Nordeste durante os governos Lula.

Opinião

Social-Karen-GasparA vereadora Karen Gaspar (PTdoB), que é advogada, criticou a medida coercitiva aplicada contra Lula. Segundo ela, houve espetáculo desnecessário. “Foi um circo que armaram, chamando a imprensa”, disse. No fim, a moção acabou aprovada somente com os votos contrários dos três vereadores tucanos. O clima deve esquentar ainda mais nas próximas sessões após a denúncia do MP-SP contra Lula e o pedido de prisão preventiva.

publicidade

 

Perdão

3-João-PauloO Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta quinta-feira, 10, por unanimidade, indulto de pena ao ex-deputado federal João Paulo Cunha, condenado pela ação Penal 470, o mensalão, em 2013, a seis anos e quatro meses de prisão. O ex-deputado já cumpriu mais de dois anos em regimes semiaberto e aberto, e pagou R$ 909 mil de multa pela condenação por peculato. A corte atendeu pedido dos advogados para que Cunha fosse beneficiado com base nos requisitos definidos no decreto anual da Presidência da República, o indulto natalino, publicado em dezembro de 2015.

publicidade