Barueri instala sistema mecanizado para coleta de lixo em contêineres

0
coleta lixo barueri (
Contêiner começam a ser instalados na região central da cidade / Foto: Ricardo Santos/Secom

A Prefeitura de Barueri instalou um sistema de coleta de lixo mecanizado, feito por meio de contêineres, na região central da cidade. O novo sistema vai contribuir para que não haja acúmulo de sacos de lixo em frente às residências à espera do caminhão de coleta.

publicidade

De acordo com a administração municipal, haverá contentores de lixo nas ruas a cada 75 metros, em bairros com densidade populacional maior, e a cada 100 metros, em bairros menos populosos.

A coleta manual continuará, até que o novo sistema seja implementado por completo em toda a cidade de Barueri. Hoje, a coleta é realizada três vezes por semana.

publicidade
coleta de lixo barueri
Foto: Ricardo Santos/Secom

A Secretaria de Serviços Municipais (SSM) explica que os contêineres são fabricados em Polietileno de Média ou Alta Densidade (PEAD), com capacidade de mil litros cada um, preparados para acondicionar o lixo orgânico a qualquer hora do dia ou da noite.

A previsão da SSM e da empresa contratada para o serviço é disponibilizar à população cerca de 4.500 contêineres. Todos os contentores são monitorados com um chip rastreador, o que possibilita sua localização exata de maneira remota.

publicidade

Como é feita a nova coleta

Segundo a SSM, dependendo das condições locais, os coletores ou os próprios moradores levam o lixo até os contêineres. Três vezes por semana, caminhões especialmente equipados recolherão o conteúdo de forma mecanizada, e a cada 30 dias haverá higienização dos contêineres.

Comentários