Caminho para uma cidade sustentável

0

Não é fácil ser sustentável. Não é uma transformação que acontece do dia para a noite. O termo sustentabilidade tem sido tão banalizado que pode parecer algo óbvio, simples de alcançar. Mas não é.
A sustentabilidade pressupõe uma capacidade de continuidade, com qualidade e independência. Uma ideia pode ser sustentável, um produto, um sistema. O conceito pode ser empregado nos mais diferentes segmentos, mas em todos eles o processo passa pela superação de paradigmas.

publicidade

Na gestão de uma cidade o desafio é ainda maior. Não podemos pensar em sustentabilidade para apenas uma ou outra área. Seria uma contradição. A sustentabilidade ambiental, por exemplo, jamais será possível se nas áreas de educação, finanças, saúde, transportes, cultura não houver o mesmo propósito.

E essa é a primeira e principal barreira a ser superada: compreender que a sustentabilidade deve permear todas as decisões do poder público. E sempre com total transparência, para garantir a participação da sociedade.
E é aí que começa o trabalho duro, momento pelo qual estamos passando em nossa cidade. Barueri há dois anos participa do programa “Cidades Sustentáveis”, uma iniciativa da sociedade civil, liderada pela Rede Nossa São Paulo, que pretende estabelecer uma cultura de sustentabilidade nas prefeituras, através da aplicação de instrumentos de gestão e do incentivo à participação social.

publicidade

O Comitê “Barueri Cidade Sustentável” foi criado para coordenar as ações na nossa cidade e conta com integrantes de todas as secretarias e órgãos vinculados à Prefeitura. Eles se reúnem constantemente para discutir indicadores e metas.
Muitos não compreendem nossa posição, quando falamos em resultados. Esperam ouvir que o trânsito diminuiu ou que aumentamos as áreas verdes. Mas por ora estamos orgulhosos em dizer que criamos as estruturas para que a sustentabilidade seja sempre considerada em cada novo projeto da Prefeitura.

A sustentabilidade não pode ser imposta. É um processo de transformação que deve ser absorvido por todos e que deve gerar uma nova forma de pensar a cidade e suas relações com a sociedade. Demos os primeiros passos, e isso é uma grande conquista.

publicidade

Aparecido Pires de Castro (o “Tio Cido”) é geógrafo, gestor ambiental e secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri

Comentários