Início Cidades Circuito Sesc de Artes passa pela região a partir deste sábado (21)

Circuito Sesc de Artes passa pela região a partir deste sábado (21)

0
Circuito Sesc de Artes
Foto: Divulgação SESC

O Circuito Sesc de Artes, que apresenta atividades gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro para públicos de todas as idades ao ar livre, vai passar pela região a partir de sábado (21). Osasco, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba vão receber as atrações.

publicidade

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos proporcionando experiências e sensibilizando o encontro com a arte e a cultura.

Serão diversas programações que contemplam desde apresentações artísticas até atividades formativas, como cursos, vivências e oficinas.

publicidade

As atrações de Osasco, Jandira e Santana de Parnaíba serão a mesma. Apenas Itapevi terá um circuito diferente das demais.

Acompanhe a programação:

Osasco

Sábado (21), das 14h às 18h, no Parque Chico Mendes (R. Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba).

Jandira

publicidade

Domingo (22) das 15h às 19h na Praça Anielo Gragnano.

Santana de ParnaÍba

Sábado (11/11), das 14h às 18h, no Parque Santana – Estrada dos Romeiros (Rua Califórnia, 28 – Parque Santana).

Oficinas

publicidade

Autorretrato e antirracismo – Coletivo Malungo – O fotógrafo Avelino Regicida propõe uma atividade que busca incentivar a reflexão e o diálogo sobre identidades raciais, combatendo o racismo desde cedo. O meio de expressão escolhido é o autorretrato, que motiva as crianças a se reconhecerem e valorizarem suas características únicas.

Cordel de geladeira - Sobrado Amarelo  – A oficina mostra como produzir ímãs de geladeira personalizados por meio da impressão de xilogravuras, estampas entalhadas em relevo sobre madeira.

DJ Tati Laser – Nascida em uma família com vocação musical – os pais disputavam campeonatos de samba-rock quando ela era criança –, a paulistana Tatiane da Silva Oliveira, a Tati Laser, é uma das poucas mulheres que fazem discotecagem na cena hip hop, com seleções de soul, r&b e rap underground e promove oficinas sobre técnicas de mixagem em diversas cidades do interior de São Paulo.

publicidade

Mundo jardim: conto de todos os cantos- Movimento Vem Brincar –  Educadores com experiência em diversas linguagens artísticas e apaixonados por histórias comandam a mediação de leitura, que trata a literatura como um jardim: os livros são as sementes que germinam saberes e ideias. A atividade inclui também temas da tradição popular, música de percussão e brincadeiras.

Raiow rainhas – Rainhas do Radiador - Em meio a muita diversão e irreverência, três excêntricas palhaças executam acrobacias e outros números de habilidade, mostrando que as mulheres podem estar em qualquer lugar e que atuam sempre com competência.

Girança Batakerê - Na comemoração de seus 20 anos de – existência, o grupo formado na periferia de São Paulo apresenta uma intervenção artística que une a beleza da música, da dança e das brincadeiras afro-brasileiras numa combinação de saberes ancestrais.

Itapevi

publicidade

Domingo (29), das 16h às 20h, no Parque da Cidade de Itapevi (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei, s/n – Vila Jardim Nova Itapevi).

Oficinas

Xilogravura e o grafismo indígena na fotografia – Evna Mora e Ateliê Nômade – Retratos capturados no local da atividade dão origem a cartazes impressos em copiadoras e decorados com blocos de matrizes entalhados com grafismos indígenas. A técnica da xilogravura, escolhida pelo grupo, é usada também para produzir a tipografia que complementa os trabalhos.

publicidade

Jardim das palavras: Cia Bambuzal de Histórias – Na mediação de leitura idealizada pelo grupo, formado por artistas educadores de São Paulo e Salvador, as palavras são cultivadas em um espaço lúdico e poético que favorece a formação de um elo afetivo entre a infância e a natureza. Bonecos articulados e bichinhos feitos de tecido ajudam a contar histórias

Kombossa e Beats: DJs El Gato Negro e Musicultura – Os DJs El Gato Negro e Musicultura mostram um eclético cardápio musical que inclui ritmos brasileiros e estrangeiros, como samba, bossa nova, rock, jazz, forró, cumbia, baião, reggae e rap.

Samba de Dandara com Ayô Tupinambá e Raquel Tobias – A guerreira Dandara serve como inspiração para o grupo paulistano, dedicado a enaltecer e promover a resistência feminina e negra das mulheres sambistas, entre compositoras e intérpretes.

publicidade

O auto do negrinho, por Terreiro Encantado – Bonecos, máscaras e muita música ajudam a contar uma história baseada na antiga lenda do Negrinho do Pastoreio, uma criança escravizada no Rio Grande do Sul do século XIX. O espetáculo procura refletir sobre as injustiças sociais e o genocídio da juventude negra, indígena e pobre hoje em dia.

Cinema em realidade virtual: Gravidade, Direção: Fabito Rychter e Amir Admoni. Brasi – Por meio de óculos e fones de ouvido especiais, os espectadores se veem imersos em um filme de 360 graus e acompanham a queda livre de Osório e Benedito, dois irmãos que passam a vida em um tombo eterno: nesse mundo sem chão, tudo o que existe está sempre caindo.

 

publicidade