Início Cidades Cotia prepara campanha contra excesso de barulho

Cotia prepara campanha contra excesso de barulho

0
Prefeitura promete aumentar fiscalização contra som alto no município / Foto: Reprodução

Além de Osasco e Carapicuíba, Cotia também realiza ações de combate ao excesso de barulho em locais como bares e “pancadões”. A prefeitura cotiana está para lançar uma campanha de conscientização dos moradores sobre a Lei do Silêncio e ampliar o trabalho de fiscalização, realizado pelas secretarias de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

publicidade

Nos próximos dias serão distribuídos informativos ao comércio, indústrias e imóveis particulares. O objetivo é criar a cultura do respeito mútuo e não perturbação da ordem. A data da ação ainda não foi divulgada. De acordo com a assessoria da prefeitura, a campanha está em fase final de elaboração.

O morador que se sentir incomodado com o barulho de algum estabelecimento ou “pancadão” pode fazer denúncia anônima no setor de protocolo da Prefeitura. O telefone 153 da Guarda Civil Municipal (GCM) também pode ser acionado.

publicidade

Pancadões
A prefeitura de Cotia diz que também vai combater os chamados “pancadões”. O secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, determinou ação conjunta entre a GCM e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para monitorar locais que eventualmente promovem os bailes.

Os estabelecimentos que não tiverem alvará e realizarem essas festas sofrerão sanções previstas em lei, de acordo com a assessoria da prefeitura.

Em Carapicuíba, bares podem ter de fechar as portas às 23h

publicidade

Em Carapicuíba, o vereador Ladenilson Pereira (PMB) apresentou o Projeto de Lei 2231/17, que prevê o fechamento de estabelecimentos sem isolamento acústico até às 23h, com exceção dos sábados, dia em que o horário se estenderia até 23h59, de acordo com a proposta do parlamentar.

Em fevereiro, a prefeitura de Carapicuíba chegou a fechar 15 bares do município devido ao excesso de barulho e a irregularidades na documentação, entre outras.

Ladenilson Pereira apresentou também o PL 2230/17, que proíbe carros estacionados em áreas públicas ou particulares com som alto. A infração acarretaria multa de R$ 1,5 mil e, em caso, de reincidência o valor duplicaria. No entanto, já existe legislação estadual semelhante, a chamada “Lei dos Pancadões”, sancionada em fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

publicidade

Operação impede pancadões no carnaval

Uma ação preventiva entre a Guarda Civil Municipal de Carapicuíba e a Polícia Militar evitou os pancadões anunciados para acontecerem no período de carnaval. Segundo dados da Secretaria de Segurança do município, havia anúncios e convocações para pancadões em diversos locais da cidade, principalmente na Cohabs 2 e 5.

publicidade

Essa não é a primeira vez que o poder público evita a realização desse tipo de evento. No início de fevereiro, por exemplo, outra ação conjunta dispersou um pancadão na mesma região. A população pode denunciar pelo telefone 4182-5229.