Dicas e dúvidas sobre ter uma pele saudável

0

Cuide da sua pele diariamente:
1) Use diariamente o filtro solar, mesmo em dias nublados. “Como os raios solares são fator de risco para o câncer de pele, além de acelerarem o envelhecimento, o uso do filtro solar deve ser um hábito diário”, diz a médica Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

publicidade

2) Hidrate a pele com frequência. “Usar cremes hidratantes com frequência ajuda a manter a pele hidratada, macia e nutrida, com aparência mais jovem” explica. As pessoas com pele seca precisam usar produtos que auxiliem na hidratação, como cremes com propriedades emolientes. Já as pessoas com pele mista e oleosa devem retirar o excesso de oleosidade da pele e usar produtos que não a deixem engordurada.

3) Evite água muito quente sobre a pele. Evite os banhos com água muito quente, para não ressecar a pele.

publicidade

4) Adote cuidados básicos continuamente: alimentação equilibrada, prática de exercício físico, ingestão adequada de líquidos, especialmente água

Dúvidas comuns sobre cuidados com a pele:
1) A maquiagem sai mais rápido na pele oleosa e dura mais na pele seca?
Verdade. “A maquiagem acaba tendo uma duração um pouco maior em pessoas de pele seca. Deve-se ter um pouco de cautela com os produtos em pó, pois ao longo do dia eles vão apresentando um aspecto de ‘pele craquelada’. Já os famosos BB Creams formam uma camada (tipo massa corrida) impedindo esse efeito indesejado. A pessoa com pele oleosa deve usar produtos com efeito mate, que possuem substâncias que absorvem a oleosidade excessiva”, explica.

publicidade

2) Usar maquiagem com frequência faz a pele envelhecer?
Mito. Segundo a médica, produtos como a base acabam servindo como uma camada de proteção para a pele, dificultando o aparecimento de manchas. A escolha do produto, porém, deve levar em conta o tipo de pele.

3) Apertar cravos e espinhas provoca cicatrizes?
Mito. Pessoas com tendência a cicatrizes têm mais risco de apresentar esse problema, pois é um processo interno. O perigo de apertar um cravo ou uma espinha com as mãos é justamente machucar, ferir a pele, causando cicatriz pelo atrito exagerado, além de transmitir bactérias que podem piorar a situação.

4) Estresse faz o cabelo cair mais?
Verdade. Em períodos de muito estresse, ocorre a liberação de cortisona, que aumenta a oleosidade do couro cabeludo, o que é uma das causas da queda. A pele no geral também fica mais oleosa, por isso é comum o aparecimento de acne nessas fases.

Comentários