Feira traz novidades da tecnologia a Osasco

0

publicidade

Leandro Conceição

Acontece até este sábado, 15, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, a primeira Feira de Robótica e Tecnologia de Osasco. O evento, que começou na quarta, 12, reúne expositores e palestras sobre as novidades do setor. Entre as atrações estão batalhas entre robôs de competição, games e exibições do robô inteligente não e de materiais feitos com impressora 3D.

publicidade

Outro destaque é a participação de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), que apresentam e explicam sobre projetos desenvolvidos pelo órgão.
“O intuito da Feira é incentivar nas crianças, nos jovens, a criatividade, a tecnologia, a robótica. Hoje, incentivar as crianças nesse mundo é tão importante quanto alfabetizar”, afirma o consultor de gestão André Castilho, um dos organizadores do evento. “A criança não tem medo de errar. E a gente é educado a errar, o que é um erro, porque trava a inovação”, avalia.

Representantes da AEB apresentam projetos

Um dos expositores do evento é a Tecnoensino, que oferece noções de robótica educacional em escolas. “O foco do trabalho são jovens até 14 anos. A robótica objetiva o desenvolvimento da criança como um todo, o raciocínio lógico, matemático”, diz o engenheiro eletrônico Hiran Rodrigues dos Santos. Nos robôs, são usados materiais recicláveis e impressores na impressora 3D da empresa.

publicidade

Muito a crescer

Também está entre os expositores a equipe de robótica Troia, formada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com seus robôs de competição que têm se destacado em competições nacionais e internacionais. “Este tipo de robô induz à inovação tecnológica. Buscamos aperfeiçoar os mecanismos”, diz o universitário Carlos Victor Brandão. “A questão não é só destruir o robô adversário. É avaliar a tecnologia mais eficiente”, completa Raphael Alves Soares.
A equipe FEG Robótica, de alunos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), está trabalhando em um sistema de inteligência artificial no qual os veículos não precisem de motorista. “Vamos colocar em testes de maquete no ano que vem”, afirma a universitária Ester Martins.
O idealizador da feira, Renato Dantas, diz que “a robótica e a tecnologia vão crescer muito e ainda há muito a ser explorado no Brasil”.

Feira de Robótica e Tecnologia em Osasco

Sexta-feira, 14, e sábado, 15, a partir das 9h, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso (avenida Visconde de Nova Granada, 513)
Mais informações: 9 5339-4502 / facebook.com/UpgradeRobotic

Comentários