Início Cidades Furtos de fios deixam vias no escuro

Furtos de fios deixam vias no escuro

1

Leandro Conceição

publicidade

Osasco enfrenta um problema crônico na iluminação pública. Cerca de 10 quilômetros de fios de cobre e cabos telefônicos furtados por mês, segundo a prefeitura, deixam vias da cidade às escuras por semanas, além de muita gente sem telefone por dias.

Esquina das ruas Euclides da Cunha e Pedro Fioretti, no Centro de Osasco, antes e depois do reparo na iluminação / Fotos: Leandro Conceição
Esquina das ruas Euclides da Cunha e Pedro Fioretti, no Centro de Osasco, antes e depois do reparo na iluminação / Fotos: Leandro Conceição

6-Escuro2-Leandro Conceição (Custom)

publicidade

Entre os exemplos de vias no escuro por causa do furto de fios, ruas do Centro, como a Euclides da Cunha e arredores, ficaram por cerca de um mês sem iluminação, restabelecida nesta quinta, 25. Segundo informações da central 156, foram necessários cerca de 50 metros de fios para restabelecer o serviço.

“Nosso maior problema na iluminação pública é furto de fios e cabos. Está num volume assustador e não pode fazer a substituição imediata [dos materiais furtados], tem que fazer boletim de ocorrência, relatório, para poder fazer a substituição”, explica o secretário de Serviços e Obras, Carlos Baba. De acordo com ele, são cerca de dez quilômetros de fios e cabos furtados na cidade por mês.

Quem sofre é a população, com o medo dos perigos das ruas escuras. “Centro é sempre complicado, a gente já tem medo naturalmente de andar por aqui à noite. Quando está um breu então… O jeito é rezar para nada de ruim acontecer”, reclama a vendedora Luzinete Aparecida Dias, de 38 anos.

publicidade


Quadrilha foi presa no Bela Vista

No início do mês, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Civil prenderam um grupo com quatro homens suspeitos de atuarem no furto de fios e cabos em Osasco. A prisão ocorreu na avenida Diogo Benitez, esquina com a avenida Santo Antônio, no Bela Vista.

Ao passar pelo local, um agente da GCM e o policial civil viram um veículo estacionado de modelo Kombi parado na calçada com um motorista ao volante. Ao se aproximarem, viram diversos pedaços de cabos e um bueiro destampado com três homens dentro, suspeitos de estarem furtando cabos telefônicos instalados na tubulação subterrânea.

publicidade

Foram encontrados com os homens ferramentas para corte dos cabos, como chave de fenda, guilhotina e alicate, além de capacetes e cones para auxiliar no furto.

Os suspeitos foram capturados e encaminhados para o Distrito Policial, onde ficaram detidos e foram enquadrados pelo artigo 155 (furto).

Ajuda
O secretário de Serviços e Obras de Osasco, Carlos Baba, pede ajuda da população no combate ao furto de fios e cabos. “A Guarda Municipal, a PM e a Polícia Civil estão orientados a verificar qualquer atitude suspeita e pedimos à população para ligar ao 156 e denunciar, caso vejam algo suspeito, para nos ajudar a combater essas quadrilhas”.

publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. O Jorge Lapas prometeu um grande SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO por toda Osasco, que dá para pegar esses vagabundos no flagrante, entre outros delinquentes FDPs que transformam a nossa cidade em TERRA de NINGUÉM em pleno século XXI.. mas a ideológia do seu partido "PT" é de QUANTO PIOR, MELHOR.. É lamentável!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCampesina e Bela Vista consolidam variedade gastronômica de Osasco
Próximo artigoBarranco preocupa moradores na Vila Municipal