Início Cidades Guardas Civis de Osasco e Cotia realizam operações de Natal

Guardas Civis de Osasco e Cotia realizam operações de Natal

0
Ações visam coibir roubos e furtos durante o período de compras de fim de ano / Foto: Filipe Nunes

Ações visam coibir roubos e furtos durante o período de compras de fim de ano / Foto: Filipe Nunes
Ações visam coibir roubos e furtos durante o período de compras de fim de ano / Foto: Filipe Nunes

publicidade

Com a chegada da temporada de fim de ano, a circulação de pessoas nas cidades tende a aumentar, assim como a criminalidade. A Guarda Municipal de Osasco (GCM) põe em prática a partir desse mês o programa “Osasco Seguro”, que ocorre todos os dias das 15h às 23h.
Segundo o comandante geral da GCM, Paulo Siqueira, “buscamos estratégias nas ações operacionais da GCM no período, principalmente de vésperas de Natal e de Ano Novo, momento em que a concentração de pessoas nos espaços públicos e nos comércios é intensa”, afirmou.

Medidas aumentam policiamento nas regiões de comércio

De acordo com o secretário de Segurança e Controle Urbano da cidade, André Santiago, a intenção é garantir ao cidadão o direito de usufruir dos espaços públicos. “Razão pela qual contamos com grande efetivo da GCM atuando em diversas áreas com operações especiais”, explica.
A GCM amplia seu pessoal em praças, parques, hospitais, terminais rodoviários e vias públicas. O policiamento será feito nas modalidades de patrulhamento a pé, motociclistas, viaturas, bicicletas, e ainda conta com o apoio das coordenações estratégicas e operacionais das bases móveis e fixas espalhadas pelo município.

Já o município de Cotia coloca em prática a “Operação Papai Noel”, que se estende até 24 de dezembro. A Guarda Civil Municipal amplia o policiamento ostensivo no Centro da cidade, na Granja Vianna e em Caucaia do Alto.
As operações acontecem em dois turnos: das 10h às 16h e das 16h às 22h. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário será até as 20h. Segundo o comando da GCM, a intenção é inibir a incidência de furtos e outros delitos.
A operação envolverá a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Demutran, que atuará em toda a extensão do calçadão para fiscalizar e oferecer segurança aos pedestres.

publicidade