Editorial – Helicóptero não é cueca!

0

A doença do deputado José Genoino e a dúvida sobre sua saúde para ficar preso em regime semiaberto ou domiciliar, assim como o alto salário do novo emprego de José Dirceu enquanto estará cumprindo pena em Brasília, ambos do PT, foram os destaques de quase toda a imprensa televisiva na semana.

publicidade

Ao contrário, o fato de um helicóptero ser flagrado transportando quase 450kg de cocaína numa fazenda no Espirito Santo mereceu apenas uma nota. Detalhe: a aeronave pertence a uma empresa em que um dos donos é o deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade), de Minas Gerais.

Claro, o episódio tem mesmo que ser tratado com cautela. O flagrante não incluiu o deputado na cena, nem estabeleceu relação. Exceto talvez o fato dele primeiro ter dito que não sabia do uso do seu helicóptero e, depois, ter voltado atrás dizendo que fora informado, mas pensou tratar-se de produto agrícola. Mas convenhamos, era uma tremenda notícia para ser apenas nota de rodapé.

publicidade

Por que flagrante de 450 kg de cocaína em veículo dos Perrella não teve destaque?

É o tipo de situação que escancara a predisposição de parte da mídia em implicar com alguns políticos mais que outros. Usar dois pesos e duas medidas. O piloto do helicóptero é funcionário de confiança do parlamentar mineiro e tinha um cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sua defesa alega que ele não sabia do conteúdo da carga, embora o delegado da Polícia Federal que acompanha o caso, Leonardo Damasceno, tenha dito que o piloto assumiu saber da origem ilícita do material transportado.

publicidade

Todos esses elementos compõem uma cena no mínimo pitoresca. Aliás, se algum juiz – além dos ministros do STF – concordasse com a tal “Teoria do Domínio do Fato”, talvez pudesse decretar a prisão do deputado imediatamente. Afinal, segundo essa teoria usada para condenar alguns “mensaleiros”, entre eles o próprio José Genoino, seria impossível o deputado não saber do dinheiro na cueca do assessor… Ou, melhor dizendo, da cocaína no helicóptero do próprio parlamentar.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCentrais exigem redução dos juros
Próximo artigoFrases