Início Cidades “Polo Tecnológico de Osasco será entregue no aniversário de 61 anos de...

“Polo Tecnológico de Osasco será entregue no aniversário de 61 anos de Osasco”, diz Rogério Lins

0
Polo Tecnológico
Prefeiro Rogério Lins durante a 2ª edição do Oz Valley / Foto: Jenifer Oliveira/ Visão Oeste

O prefeito Rogério Lins (PODE) afirmou, nesta terça-feira (29), que o Polo Tecnológico de Osasco será entregue no próximo aniversário da cidade, em fevereiro de 2023. A declaração foi feita durante a 2ª edição do Oz Valley, no Teatro Municipal.

publicidade

O polo irá oferecer capacitações aos osasquenses interessados em desenvolvimento tecnológico e fomento para soluções de gestão urbana.

Destinado a estudantes, startups e profissionais de TI, o objetivo é ampliar as competências e habilidades relativas às áreas de vocação da cidade, matérias-chave para expandir capacidades inovativas que venham a agregar vantagens produtivas ao município.

publicidade

Na ocasião, Lins explicou que visitou outros modelos de polo de tecnologia pelo país, em cidades como Florianópolis e Recife, para estudar uma forma de transformar Osasco em “um modelo de cidade inovadora”.

“Osasco, muitos anos atrás, era muito forte no setor industrial, empresarial, e teve uma reorganização. Por meio de um estudo vocacional, pudemos enxergar que ela estava muito bem localizada, e que ela tinha características diferenciadas”, contou.

“Tivemos oportunidade de entender como funcionava o tripé setor produtivo, iniciativa privada, alicerçado ao poder público, que dava importantes garantidas legais e sustentação para os projetos de médio e longo prazo, e principalmente o setor de formação”, explicou.

Hub de inovação

publicidade

De acordo com a Setide (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Osasco), o polo irá oferecer ferramentas gratuitas, dando capacitação para as pessoas com a ajuda de de parceiros como o Sebrae e o Senai, entre outros.

O polo, localizado na Vila Yara, será um hub de inovação que, inicialmente, vai utilizar também os laboratórios de informática de 155 escolas.

Um dos primeiros programas desenvolvidos pelo polo será em parceria com a Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda para qualificação de mão de obra para vagas não preenchidas por falta de qualificação.

publicidade