Primeiros médicos chegam à região

0

Inauguração de UBS no bairro Alto da Colina, em Itapevi  / Foto: Divulgação
Inauguração de UBS no bairro Alto da Colina, em Itapevi / Foto: Divulgação

publicidade

William Galvão

Mesmo com a baixa adesão de profissionais ao programa Mais Médicos, na região, os primeiros começam a chegar no início da semana que vem. Na segunda-feira, 2, Carapicuíba recebe os três primeiros. Em Osasco, os cinco primeiros médicos chegam ainda na primeira quinzena de setembro. Já Barueri recebe dois médicos até o final do mês.

População apoia vinda de médicos

publicidade

Em Carapicuíba, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Natéria Silva Arruda, no Jardim Bom Pastor, ganha um pediatra e um clínico geral. Já a UBS Ariston vai contar com outro clínico. O município havia pedido 27 médicos para 7 UBSs, nas especialidades de clínica geral, ginecologia e pediatria. Os profissionais começam a trabalhar no próximo dia 13.

A vendedora Roseane Gonçalves, 26, espera por atendimento ginecológico no mesmo posto desde janeiro. “O meu exame está aqui, mas as atendentes dizem que não tem médico”, conta. Segundo ela, os postos da região sempre tiveram médicos estrangeiros e “ninguém nunca falou disso”.

publicidade

Já a cobradora de ônibus Beth Vieira Santos, 29, acredita que também precisa melhorar a infraestrutura. “Eu já cheguei aqui e não tinha dipirona”.
Carapicuíba aguarda a adesão de novos médicos na segunda fase do programa. A Secretária de Saúde de Osasco pediu 95 médicos ao programa e também aguarda novas adesões. O município de Itapevi também aderiu ao programa, solicitando 22 profissionais. Por enquanto, nenhum foi confirmado, mas 40 médicos concursados foram chamados para exercer pediatria, ginecologia e clínica geral, entre outras especialidades.

Municípios inauguram unidades

Na última semana, o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, inaugurou a UBS Dr. Flávio Piovesan, no bairro Alto da Colina. A unidade, terceira entregue em nove meses, conta com quatro consultórios, sala de odontologia, auditório, sala de inalação e medicação, farmácia, sala de curativo e ambiente administrativo.

Também na última semana foi entregue em Osasco a reforma da UBS Vila Menck. A unidade teve suas instalações elétricas e hidráulicas reformadas, além da substituição de fechaduras, conserto de piso, troca de pias e gabinetes, pintura interna e externa, e acabamentos em geral.

Domingo, 1º, Barueri inaugura pronto-socorro (PS), no bairro Engenho Novo. O novo PS funcionará na antiga UBS Maria Lourdes Hernandez Matos. Com 60 médicos, o PS contará com clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e odontologia 24 horas.

Comentários