Início Cidades Barueri Superliga de Vôlei começa em outubro com novidades no regulamento: punição para...

Superliga de Vôlei começa em outubro com novidades no regulamento: punição para ato discriminatório

0
Fotos: @carol__fotografia

A Superliga de Vôlei 2022/2023 está marcada para começar no dia 23 de outubro. E uma das novidades que promete agitar duas das maiores torcidas do campeonato, que estão na região, é um novo item no regulamento do torneio que prevê perda de ponto para a equipe cujo torcedor ou atleta praticar ato discriminatório.

publicidade

É a primeira vez que um torneio da modalidade no país adota a medida, que faz com que o time seja punido caso a sua torcida, atleta ou membro da comissão técnica pratique qualquer conduta considerada preconceituosa contra outro jodagor (a), técnico (a) ou membro da comissão técnica ou torcida rival.

“Caso configurada a prática de qualquer ato previsto no artigo 243-G e §§1º a 3º do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), quando não identificados os infratores e não for comprovada a adoção das medidas administrativas e criminais pela equipe em face dos autores do fato, ou, ainda, em caso de reincidência, a equipe vinculada à pessoa ou às pessoas que incorreram na prática do ato será penalizada com a perda de 1 (um) ponto.”, diz o regulamento.

publicidade

O artigo 243 do CBJD fala sobre Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, entre outros.

O regulamento prossegue. “Parágrafo único – A punição prevista no caput aplica-se se a conduta for praticada por atleta, mesmo se suplente, dirigente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e torcedores, e considera-se para fins de reincidência condenação anterior reconhecida pelo STJD do Voleibol por decisão transitada em julgado.”

Casos de discriminação não são raros nas arquibancadas dos ginásios. A própria central do Osasco, Fabiana, foi vitima, em 2015, quando jogava no Sesi.

publicidade

Portanto, se você torce para as meninas do Barueri Vôlei ou para as do Osasco Vôlei, vale a pena ficar ligado.