Altino celebra aniversário com início de obras de nova UBS e reforma de praça, entre outras ações

0
Foto: Sérgio Gobatti

A Prefeitura de Osasco celebrou, no sábado (29), o aniversário do bairro de Presidente Altino, que completou 89 anos no dia 9. O aniversário integra o calendário oficial do município, através da Lei nº 4588, de 22 de agosto de 2013.

publicidade

Como parte das comemorações, o prefeito Rogério Lins anunciou diversas ações da administração municipal no bairro. Entre elas, destaque para o início das obras de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) em substituição a atual – UBS Santa Gema Galgani, que funciona em prédio anexo à igreja.

A nova UBS será construída na Rua Albino José Freixeda, 109. Com o lançamento da pedra fundamental no sábado, há autorização para início imediato das obras, que deverão estar concluídas em 10 meses, de acordo com a Prefeitura.

publicidade

A unidade contará com área administrativa; salas de recepção, de medicação, coleta de exames, nebulização e vacinas; farmácia; consultório de pediatria, ginecologia, enfermagem, atendimento clínico e odontológico; cozinha para funcionários; área de serviço, entre outras dependências.

“Tenho um carinho imenso por esse bairro. Meu pai trabalhou quase a vida inteira dele aqui, no Senai. Vinha aqui trazer o almoço dele, jogar futebol com os amigos… São muitas recordações. Portanto, Altino vai morar para sempre em meu coração. E hoje é com muito orgulho que venho lançar a pedra fundamental da UBS e anunciar o início imediato das obras. Vamos correr para entregá-la no aniversário de nossa cidade”, afirmou o prefeito Rogério Lins.

publicidade

Outras ações 

A administração municipal informa ainda que o bairro receberá a revitalização geral da Praça Dicran Echrefian, recapeamentos de vias no programa Asfalto Novo, iluminação de LED e gramado sintético no Campo da Ford. Além disso, a Emeief “Frei Gaspar da Madre de Deus”, localizada na Rua Oswaldo Collino, 375, está ampliando a oferta de vagas no ensino infantil voltado às crianças entre 4 e 5 anos.

“Faremos uma revolução no bairro de Presidente Altino. Vamos investir em mais segurança, na implantação de lâmpadas de LED, nos serviços de zeladoria, na revitalização da Praça Dicran Echrefian, colocar gramado sintético no campo da Ford, e trazer pavimentação asfáltica para cá. A Rua Ana Zozi Toni foi a primeira”, disse o prefeito.

O bairro
Presidente Altino é o bairro mais antigo e um dos mais tradicionais de Osasco, e recebeu o nome de Altino Arantes Marques, governador do estado na época (1916-1920), que também nomeia a estação ferroviária Presidente Altino, linhas 8 e 9 da CPTM.

O bairro foi sede da Cerâmica Hervy, antiga Cerâmica Osasco, e do Frigorífico Continental. Algumas de suas ruas receberam a denominação dos primeiros moradores da cidade, como a Rua Lourenço Collino e Avenida Oswaldo Collino, cuja família Collino veio para Osasco com o fundador Antônio Agú; bem como a Rua Doutor José Augusto de Oliveira, que dá acesso ao Ginásio José Liberatti, Praça Dicran Echrefian, Rua Zuma de Sá Fernandes, Rua Sanazar Mardiros, Rua Erasmo Braga, Rua Ari Barroso, Rua Reverendo João Euclides Pereira, Rua Agop Guselian, Rua Ana Zozi Toni, Rua Atilia Delbon Biscuola e Rua José Lopez Lázaro.

Comentários