Início Almanaque Amanhã é sexta-feira 13: como surgiu a supertição com data

Amanhã é sexta-feira 13: como surgiu a supertição com data

0
sexta-feira 13 Jason
Foto: Pixabay

Amanhã é sexta-feira, 13, dia carregado de superstição, geralmente ligado à falta de sorte. No entanto, a origem exata do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.

publicidade

Algumas versões ligam a mística da data ao cristianismo. Jesus, em sua última ceia, reuniu-se com seus 12 apóstolos, totalizando 13 pessoas, e morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

Outra história que pode explicar a má fama da data poderia estar na mitologia. Segundo uma história de origem nórdica, o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não teria sido convidado, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Ganhou então fama a superstição que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.

publicidade

A origem do medo da sexta-feira 13 também encontra eco na história. O rei Felipe IV, da França, sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja. Ele tentou então filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, o monarca teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Holywood tratou de tentar faturar com a crendice e imortalizou a data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.

É comum, quando ocorre uma sexta-feira 13, que os supersticiosos evitem cruzar com gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos e outras crendices que podem trazer mau agouro.

publicidade

 

 

*Com informações doi site Mundo da Educação e Brasil Escola

publicidade