Campanha alerta sobre câncer

0

Prédio da Fiesp, na avenida Paulista, com símbolo da campanha / Foto: Juan Saavedra/Fiesp
Prédio da Fiesp, na avenida Paulista, com símbolo da campanha / Foto: Juan Saavedra/Fiesp

publicidade

Após o “Outubro Rosa”, a fim da prevenção do câncer de mama, as cidades da região promovem a campanha “Novembro Azul”, com o intuito de conscientizar os homens sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.
Em Osasco, entre as iniciativas realizadas pela Secretaria de Saúde estão ações de busca ativa. “As equipes do Mais Médicos, dos agentes comunitários de saúde e de enfermagem irão ao encontro do público-alvo, que são os homens, em ambientes como bares, campos de futebol, fábricas, entre outros, para orientação de prevenção e tratamento do câncer de próstata”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Gilma Rossafa. “Nessa ação, faremos uma triagem e os casos serão encaminhados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima para consulta médica”.

Em Carapicuíba, na segunda-feira, 3, foi realizada palestra sobre a prevenção e riscos do câncer de próstata, no Teatro Jorge Amado.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

publicidade

Comentários