Início Cidades Barueri Comissão da Câmara aprova proibição de apps que alertam sobre blitz e...

Comissão da Câmara aprova proibição de apps que alertam sobre blitz e radar

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 30, proposta que proíbe o uso de aplicativos na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito e radares, como faz o Waze. Pelo texto, o provedor do app deverá tornar indisponível o conteúdo em desacordo com a regra.

publicidade

waze1

Os infratores estarão sujeitos a multa de até R$ 50 mil. A mesma multa valerá para os usuários que fornecerem informações sobre a ocorrência e localização de blitz para aplicativos ou outros programas na internet.

publicidade

A proposta também altera o Código de Trânsito Brasileiro para transformar em infração o ato de conduzir veículo utilizando aplicativo ou funcionalidade que identifique a localização de radar ou de agente de trânsito. A lei atual classifica como infração gravíssima apenas o uso de dispositivo localizador de radar. A pena para essa infração, que é mantida pelo projeto no caso de uso de aplicativo, é multa e apreensão do veículo.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Durante audiência pública na Câmara em julho o diretor do Google Brasil – empresa proprietária do Waze – Marcel Leonardo criticou a proposta: “O projeto de lei foi pensado na ideia básica de que as pessoas utilizam o aplicativo para escapar da blitz. Não se considerou um pneu furado em uma rua mais deserta, assalto em estradas, emergências mecânicas e médicas que poderiam ser resolvidas mais rapidamente”.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA luta nossa de cada dia
Próximo artigoEditorial – A repressão em marcha