A luta nossa de cada dia

0

6-Pestalozzi - Rafaela Parducci
Rafaela Parducci – Coordenadora Técnica da Associação Pestalozzi de Osasco

publicidade

Você sabia que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência?

Essa data é comemorada desde 1982, mas foi somente em 2005 que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei Federal 11.133. Além de representar uma importante conquista dos movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, a data simboliza toda a luta que, ainda hoje, é travada pela garantia dos direitos e efetivação de políticas públicas para as pessoas com deficiência.

publicidade

Historicamente, as pessoas com deficiência sempre estiveram à margem da sociedade. Internadas em manicômios, clínicas psiquiátricas, ou, ainda, reclusas em suas próprias residências, viveram em completo isolamento social e marcadas com o estigma da incapacidade. Com o surgimento dos movimentos sociais e com a luta das pessoas com deficiência, essa visão da sociedade se transformou e, hoje, elas têm garantido em lei o acesso a direitos sociais como saúde, trabalho, lazer, entre outros.

Contudo, o maior desafio a ser enfrentado são, ainda, as barreiras atitudinais e, entre elas, estão o preconceito e a falta de informação da população. Devemos lembrar que a luta das pessoas com deficiência é diária e que, assim como a Pestalozzi de Osasco, existem muitas outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais que realizam um esforço conjunto para que nossa sociedade seja mais inclusiva e acessível.

publicidade

Comentários