Conciliar: alternativa para negociação de dívidas e recuperação de créditos empresariais em Osasco

0
Feirão da Conciliar - Câmara de Arbitragem: a mediação como alternativa para negociação de dívidas e recuperação de créditos empresariais em Osasco

A Conciliar, uma câmara de arbitragem que atua desde 2005 e funciona no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), criou uma ação que promete ajudar muitos empresários a saírem do sufoco: é o Feirão da Conciliação Empresarial – Dívida Zero. Com a primeira edição acontecendo de 19 a 30 de agosto, mas promovida como ação permanente, a iniciativa que acontece em parceria com a ACEO se propõe a auxiliar empresas de qualquer tamanho na negociação de dívidas e recuperação créditos sem burocracia ou demora. Tudo é feito através de conciliação, mediação e arbitragem, sem desgaste ou o tempo de espera gigante de uma ação judicial ou medidas administrativas.

publicidade

Em tempos de crise e crescimento do endividamento do brasileiro, alternativas para renegociação de dívidas e recuperação de créditos são fundamentais para as empresas, sejam micro, médias ou grandes. A atuação da Conciliar – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem – possibilita a resolução de conflitos de forma mais simples através de um contato amistoso e transparente entre as partes. Árbitros com conhecimentos do meio jurídico, empresarial e financeiro vão auxiliar as partes a solucionarem as dificuldades num conflito, propondo alternativas que estejam dentro das capacidades de cada um e atendam a todos os requisitos da legislação.

Uma grande vantagem da Conciliar é que todo o processo pode ser feito também por meio digital, com a mediação online. No site da instituição (www.conciliararbitragem.com.br), é preciso preencher alguns campos simples de formulário, em três etapas, para iniciar o procedimento. O contato entre as partes, o mediador ou árbitro, posteriormente, será feito também online, de forma prática e eficiente.

publicidade

A atuação das câmaras de conciliação no Brasil tem respaldo na Lei 9.307/96, que procurou dar mais velocidade e embasamento técnico na solução de conflitos e desafogar o Poder Judiciário. Além de disciplinar as atividades de conciliação, mediação e arbitragem, a legislação conferiu às decisões tomadas por arbitragem a força de sentenças judiciais.

Os serviços da Conciliar – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem para negociação de dívidas:

Mediação, conciliação e arbitragem não são a mesma coisa. Cada um significa um procedimento diferente na busca pela resolução de um conflito.

publicidade

Na fase de mediação, busca-se restabelecer o diálogo entre as partes. O mediador pode usar diferentes estratégias para que devedor e credor possam iniciar a conversa, para só depois tratar do conflito de fato. Restabelecido o contato, se a conversa caminhar para uma solução harmoniosa, são as partes que decidem. Não há necessariamente interferência do mediador.

A conciliação ocorre quando, identificada a dívida ou a obrigação de pagamento, fica evidente que a falta de diálogo em si não é o que impede a solução. Neste caso, conhecendo as peculiaridades de cada parte e com base em parâmetros legais, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma alternativa que possa significar um resultado positivo para todos, com um acordo justo.

Já a arbitragem acontece quando as partes não conseguem, de forma amistosa, por meio de mediação e conciliação, chegar a uma solução. Conforme previsto em lei, as partes permitem que um terceiro, decida a questão. Esse é o papel do árbitro da Câmara de Conciliação e Arbitragem — que é sempre um especialista nos temas que causaram o conflito. E a decisão do árbitro tem a força de sentença judicial.

Serviço:

Qualquer empresa pode utilizar os serviços da Conciliar e participar do Feirão da Conciliação Empresarial – Dívida Zero. Para ir pessoalmente, o endereço é Edifício ACEO, na avenida Dionysia Alves Barreto, 701, Vila Osasco, Osasco – SP.

Os telefone da câmara de arbitragem são (011) 3197-8662 e (011) 3651-7762. Também é possível falar via Whatsapp Business, pelo número +55 11 94564-1616.

[informe publicitário]

Comentários