Início Cidades Carapicuíba Corrupção e mercado imobiliário é um dos temas de encontro de corretores...

Corrupção e mercado imobiliário é um dos temas de encontro de corretores em Osasco nesta quarta (3)

0

O mercado imobiliário costuma ser um atraente destino de parte dos recursos de agentes que utilizam as transações imobiliárias para reentrada do dinheiro fruto de práticas ilícitas na economia. Por esse motivo, é fundamental que aqueles que atuam nesse segmento – em especial os corretores de imóveis – estejam em alerta e comuniquem todas as transações suspeitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), afirma o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP), José Augusto Viana Neto.

publicidade

“Há casos em que as imobiliárias e corretores podem responder pelo crime de lavagem de dinheiro, especialmente quando fazem vista grossa, realizando operações em espécie e não informando o COAF a respeito”, destaca o presidente do CRECISP.

Na manhã desta quarta-feira (3), José Augusto Viana Neto e outros especialistas vão discutir este e outros temas ligados ao mercado imobiliário em evento em Osasco.

Mercado e perspectivas

publicidade

O evento também vai trazer dados sobre o setor na região e perspectivas para o futuro. De acordo com o balanço de 2018 da Pesquisa CRECISP, vendas e locações fecharam o ano no azul em todo o Estado. As vendas acumularam crescimento de 20,51% e a locação, de 3,4% ao longo do ano passado.

“O resultado acumulado de 2018 praticamente iguala ao de 2016, o que indica uma recuperação expressiva”, compara José Augusto Viana Neto. Em 2016, as vendas de imóveis usados tiveram crescimento acumulado de 21,43% e a locação residencial, de 19,75%.

“Há um movimento cíclico nos dois mercados, que nem sempre caminham perfeitamente alinhados com a evolução da Economia em geral, mas o fato a destacar de 2018 é que os dois mercados mostraram capacidade de resistência e cresceram apesar do ano turbulento marcado pelas incertezas geradas pela tumultuada campanha presidencial”, enfatiza Viana Neto.

publicidade