Desfile do Dia da Independência exalta valores humanos

0
Jovens da Juventude Cívica de Osasco (Juco) em desfile anterior / Foto: Filipe Nunes

O lema “Somos Fortes, Juntos Somos Melhores” trouxe para Avenida dos Autonomistas muita criatividade para celebrar a Independência do Brasil. Foi um Dia da Independência cheio de cores, alegria, brilho e, apesar da chuva que ora ia ora voltava, ninguém perdeu a animação. Milhares de pessoas prestigiaram mais um espetáculo promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Educação, que este ano surpreendeu a todos apresentando na avenida uma gigantesca colcha de retalhos, confeccionada por mais de 130 escolas da rede municipal de ensino, durante as Conferências Lúdica e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esta peça vai fazer parte de uma ação no Viaduto Metálico na semana da criança.

publicidade
O prefeito Jorge Lapas durante o desfile / Foto: Filipe Nunes
O prefeito Jorge Lapas durante o desfile / Foto: Filipe Nunes

 

Logo após a abertura do evento, marcada pela tradicional revista do prefeito Jorge Lapas às tropas do Exército, a banda do CPAM-8 conduziu o desfile das diversas forças militares e algumas entidades, como a Ordem dos Emancipadores de Osasco. Juntos eles saudaram alguns dos emancipadores que desfilaram e representantes dos já falecidos, que também foram homenageados pela Ordem com a exposição de suas fotos.

publicidade
Jovens da Juventude Cívica de Osasco (Juco) / Foto: Filipe Nunes
Jovens da Juventude Cívica de Osasco (Juco) / Foto: Filipe Nunes

“Tudo começa aqui, na interação da vida da criança com o mundo”, essa era a frase que a primeira escola trazia escrito na faixa que dava introdução ao desfile da rede municipal. Os temas foram os mais variados, exaltando valores e princípios humanos como a valorização das diferenças, por meio da inclusão e da aceitação do outro como ele é: alto, baixo, negro, índio, gordo, magro. Além disso, foram ressaltadas a influência familiar, as experiências religiosas e a vivência com os amigos.

A arte também foi exaltada diversas vezes durante as apresentações: Música, dança, cinema, teatro, os meios de comunicação, a internet, a evolução da tecnologia, tudo isso representado muito bem por Chaplins, palhaços, Chaves, bailarinas, pintores, escultores e diversas outras expressões artísticas que não passaram desapercebidas.

publicidade

Durante as quatro horas de duração do desfile, fanfarras revezaram um espaço em frente ao palco, animando a todos com repertórios variados, passando por hinos tradicionais a músicas populares e conhecidas do público.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCharge
Próximo artigoO Facebullying de Mauricio Meirelles no TMB