Entra em vigor lei que torna Guarda Civil de Itapevi mais independente

4
Guarda Civil de Itapevi

O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), sancionou na quinta-feira (5) uma lei complementar que dá à Guarda Civil Municipal (GCM) mais autonomia e independência.

De acordo com a nova legislação, publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do Município e já em vigor, a nova regra determina que a GCM não precisa mais ficar subordinada administrativamente ao comando dos secretários titular e adjunto da Segurança e Mobilidade Urbana.

A assinatura do documento ocorreu em meio às comemorações de 22 anos da GCM, no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Cidade Saúde.

Publicidade

Com a mudança, o próprio comando da Guarda agora ficará responsável, por exemplo, pela definição da carga horária mínima dos Cursos de Formação e Capacitação da Guarda, estabelecendo o conteúdo programático para cada categoria. Antes quem determinava era a Secretaria responsável. No entanto, deve ainda solicitar melhorias e investimentos junto à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

A legislação assinada ainda pede colaboração, quando necessário, nas tarefas da defesa Civil do município.

A Guarda agora fica responsável diretamente pelo controle dos locais de trabalho, composição das equipes, rotas de atuação, estratégia e organização administrativa da corporação.

Cidades como São Paulo já aprovaram lei semelhante e a sanção foi realizada após diálogo entre o prefeito, comando da corporação e técnicos da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

“A Guarda Civil de Itapevi se iguala a uma das maiores do Brasil, que é a de São Paulo. Será uma GCM que terá o trabalho ainda mais valorizado. A nova lei vai possibilitar ter maior autonomia, embora ainda tenha vinculação à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana”, disse Igor Soares.

Comentários

4 COMENTÁRIOS

  1. Fui parada em uma facha de pedestre por uma guarda municipal e lembrando que ela surgiu de trás de um caminhão ( do nada) como eu fiquei com medo do carro de trás bater na traseira do carro, passei em cima da facha e parei a frente e pedi desculpas, ela começou a gritar ( vou te multar, vou te multar..), parecia uma descontrolada..eu estava com meu filho de 8 anos ( estava vindo da escola) e foi o maior transtorno o menino começou a chorar passei uma vergonha, por que ela chamou umas cinco viaturas, quando perguntei o nome dela, ela disse que não iria me falar…me maltratando e gritando a todo momento, como se eu fosse uma delinquente, quando me vi rodeada de guardas me pressionando, não tive outra escolha a não ser de ligar para a polícia militar, conversei com a atendente e expliquei o caso e ela pediu para falar com a guarda que me abordou, ela simplesmente se recusou, foi aí que essa mulher ficou muito brava… Disse que iria chamar o guincho… Engraçado que sou habilitada os documentos do meu carro estava regularizado, tudo dentro dos termos da lei..
    Enfim, fui para a delegacia de Itapevi, 3 viaturas me escoltaram e me fizeram dar um ( balão) em frente a estação. “Coisa que não pode se fazer”,
    E até na delegacia ela recusou a dizer nome, recebi uma multa, pontos na carteira..
    E aí? Eu não consigo e não tenho nenhuma segurança com esses guardas, infelizmente foi um erro da guarda municipal ( dessa moça), fica aqui minha indignação sobre esse caso.
    Deus sabe de todas as coisas e essa guarda também!!

  2. Engraçado querer ser polícia militar mas não atuam como tal , a cerca de 500 metros da minha casa tem uma base da guarda e enfrente a minha casa tem uma praça onde os usuários de drogas passam dia e noite e nada acontece…onde está a guarda municipal??? Provavelmente jogando videogame na base…. faça me um favor.

  3. Eu também sou a favor de ter uma mudança ao invés de guarda a ser Polícia Municipal com o mesmo poder.

  4. Em cotia tudo bem,a Guarda realmente faz o trabalho digno de Polícia mas em itapevi ,o nome deveria ser Guarda de trânsito só sabe multar e se omitem quando a ocorrência é séria.realmente muito fraca e covarde melhor continuar multatando e deixa os ladrão pôs polícia pegar mesmo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMenina que havia desaparecido em Barueri é encontrada
Próximo artigoTrabalhadores dos Correios decretam greve nacional